No momento em que escrevo este editorial, o nosso País – e o mundo inteiro – vive um desafio de saúde pública que, a um nível tão global como este, não parece ter precedentes na nossa História.
Por causa disso, já desde o dia 10 de Março, o Centro São Cirilo tem infelizmente as suas portas fechadas a utentes externos. De facto, o habitual anteriormente era que, em cada dia, o Centro contasse, nas suas instalações, com a presença de dezenas de pessoas. Estando estas pessoas em contacto direto umas com as outras, com os nossos utentes internos e com a equipa, continuar a ter as portas abertas representava um risco que, a partir de certo momento, não pareceu razoável continuar a correr.
Neste momento, a preocupação maior do Centro são então o bem-estar e a saúde dos seus utentes internos atuais (11 homens, 4 mulheres e uma criança). Continuamos, de qualquer dos modos, a fazer a recolha dos alimentos nos supermercados El Corte Inglés, Continente e Pingo Doce, permitindo ao Centro garantir a entrega diária de cabazes (agora no exterior das instalações do Centro).
Além desta questão primordial, e mais urgente, de saúde, está por outro lado à vista de todos, a crise económica e social que em breve provavelmente se seguirá.
Antes disso, porém, uma das preocupações que mais tem ocupado o meu pensamento tem sido o impacto que esta pandemia poderá vir a ter nos Países do mundo com sistemas de saúde mais frágeis. Rezo por isso para que a par de um desafio tão grande e sem precedentes como este, possam vir também a surgir mobilizações de solidariedade também sem precedentes entre povos e entre seres-humanos.
Luís Ferreira do Amaral s.j. | Presidente da Direção
A partir do dia 1 de Abril já pode consignar 0,5% do seu IRS aos utentes de Centro São Cirilo.
Basta colocar o NIF do Centro: 506234320.
Não custa nada.
Doe e estamos “juntos para recomeçar.”
“No dia 20 de Março recebemos no Centro uma mesa de matraquilhos. Agradeço em nome de todos o donativo.
Antes da chegada do passatempo, estavam todos mais distantes e entediados,… temos consciência que conviver com várias pessoas exige empatia e respeito pelas diferenças de opinião e com a chegada dos matraquilhos encurtámos as diferenças, podendo, assim, desfrutar da companhia uns dos outros. De um modo geral acredito que foi muito bom e positivo, pois em tempos de confinamento, acaba por ser um “brinquedo” simples que nos consegue distrair e unir ao mesmo tempo. Isto é enriquecedor e gratificante. ”
João Rodrigues | Brasil
“Foi um imenso prazer e satisfação divertir-me com toda a família São Cirilo. Eu venci o torneio, mas a vitória foi de todos os que aqui estão.”
Bruno de Oliveira| Vencedor do Torneio
Para a comemoração do Dia Mundial da Poesia, foi lançado o desafio aos utentes internos para partilharem poesias do seu país ou poesias que gostassem.
Foram apresentadas poesias de Portugal, Costa do Marfim, França, Brasil e Áustria. Cada som, cada letra e história levou a imaginação para memórias e culturais longínquas.
Utentes | Centro São Cirilo
“O workshop foi muito interessante, porque percebi que as culturas são diferentes. No meu país não se faz este tipo de prato – a kofta de lentilhas, apesar de alguns ingredientes serem muito usados como as lentilhas, o trigo bulgur e claro, as especiarias. De facto, é uma boa ideia para entrada ou petisco.
A partilha foi muito “saborosa.” Já pedi para partilhar um prato típico de Marrocos.”
Latifa El Bah | Marrocos
No Gabinete de Apoio Jurídico, o principal enfoque é a regularização das pessoas que nos procuram e que estão em Portugal há mais de 90 dias e aqui querem permanecer de forma regular, seja a trabalhar, seja a estudar, seja a acompanhar algum familiar num tratamento médico ou a receber o próprio tratamento médico.
As questões mais frequentes são:
– Que documentação apresentar e em que prazo?
– Que formalidades?
– A que entidade apresentar a documentação?
O Gabinete Jurídico procura dar resposta de forma clara e sucinta, tentando ultrapassar as questões linguísticas, de falta de documentação, de falta de apoio. Todo o trabalho deste Gabinete é “enriquecido” com quem beneficia de forma articulada do apoio dos demais gabinetes do Centro (Emprego, Psicologia, Apoio Social, Animação). É assim que quem nos procura consegue efetivamente Recomeçar.
Leonor Oliveira | Gabinete Jurídico
A empresa Infraspeak, numa acção de teambuilding, decidiu apoiar o Centro São Cirilo. No dia 15 de fevereiro, realizou uma campanha de recolha de alimentos no Pingo Doce, organizou o banco de roupa e construiu uma caixa grande para guardar roupa de outra estação.
“Estar na Infraspeak e fazer parte desta ação de voluntariado para o Centro São Cirilo foi algo marcante para mim. Em tempos tão difíceis, com tanta ignorância, discriminação e preconceito, esta experiência fez-me notar que ainda podemos acreditar no ser humano e na humanidade. Ainda somos poucos, mas já fazemos muito. Ajudar o próximo, ajudar quem precisa de ajuda, vai além de uma atitude nobre. É uma necessidade. Angariar fundos, alimentos, roupas… tudo isto e muito mais é necessário hoje. A experiência em ajudar o Centro São Cirilo alimentou em mim, e em toda a Infraspeak, este espírito. Estamos todos juntos na missão de tornar o mundo um lugar melhor para se viver e ser uma fonte de boa vida para todos.”
Equipa | Infraspeak
“Dia de São Cirilo, momento de Paz, Fraternidade e Alegria.”
Isabel Mora | Voluntária
“Gostei de fazer esta partilha. A comida era muito importante na minha infância e o cuscuz traz-me lembranças da minha terra e dos costumes. Que saudades.
O cuscuz nordestino é comido em qualquer altura. Com acompanhamentos diferentes, seja carne, verduras ou simplesmente leite, o cuscuz serve para dar energia para o dia, sobretudo para quem faz trabalhos de muito esforço físico. Por isso, faz parte do café da manhã tradicional. O principal ingrediente é a farinha de milho, que no Brasil chamamos “flocão”.
Felipe da Silva | Brasil
“O Centro foi crucial para organização da minha vida. Muito obrigada.”
Cleber Alves | Brasil
“Foi a primeira vez que participei em uma “arte guiada”. A formadora criou-nos um ponto de referência, um ponto de partida para realizarmos a pintura. Uma experiência diferente.”
Alex Gomes |Brasil
“Eu aprendi bastante: havia coisas que eu nem sonhava que era importante ter atenção. Quando recebi a proposta de trabalho lembrei-me de muitas coisas que a Dra. Carina falou nas sessões de TPE’s (Técnicas de Procura de Emprego). Aprendi muito com os vídeos: como me comportar, o que se pode falar, … O grupo também ajudou muito pois todos estavam muito interessados e dispostos a ajudar. Se tiver mais sessões sobre este tema, gostava muito de vir.”
Daniela Flor | Brasil
Para agradecer e dar retorno a todas as organizações que testaram a 1ª fase do Levol-app – Plataforma de Gestão de Voluntariado, a Escola Pista Mágica, no evento de partilha e multiplicação de aprendizagens sobre esta plataforma de Gestão de Voluntariado, fez o reconhecimento das organizações presentes.
O Centro São Cirilo recebeu a sua certificação pela participação, conclusão da formação e por ter contribuído com sugestões para a melhoria da plataforma. Neste momento, está a ser concluída a 2ª fase piloto e, em breve, estará disponível gratuitamente.
Paula Correia | Gabinete de Animação e Voluntariado
O projeto Palcos para a Inclusão apresenta o trabalho artístico desenvolvido pelos alunos/utentes do Espaço t (com deficiência física ou mental), junto de crianças e jovens em diversas situações de vulnerabilidade social dos concelhos do Porto, Trofa e Maia, através do envolvimento em manifestações culturais e artísticas que reforcem a coesão social, o diálogo entre diferentes e estimulem o desenvolvimento pessoal e interpessoal, promovendo assim a mudança social.
Catarina Oliveira | Responsável do Projeto Palcos para a Inclusão
“Gostei de fazer e partilhar com os restantes participantes. É uma receita da Sérvia e da Áustria que se chama Plazma Torta. É um doce típico, que se come sobretudo nas festas: baptizados, casamentos e aniversários.”
Svetlana Frauendorfer | Áustria
“Gostei muito de ficar a conhecer a cronologia das religiões e também a árvore da origem das mesmas.”
Matheus Mutão | Brasil
“Gostei de fazer e partilhar com os restantes participantes. É uma receita da Sérvia e da Áustria que se chama Plazma Torta. É um doce típico, que se come sobretudo nas festas: baptizados, casamentos e aniversários.”
Svetlana Frauendorfer | Áustria
“Importante aprender pois prepara o homem para a vida. A razão é simples pois é a base de tudo.”
Felipe Silva | Brasil
“Gostei de fazer e partilhar com os restantes participantes. É uma receita da Sérvia e da Áustria que se chama Plazma Torta. É um doce típico, que se come sobretudo nas festas: baptizados, casamentos e aniversários.”
Svetlana Frauendorfer | Áustria
Links de Interesse
Mais de 20 mil migrantes mortos no Mediterrâneo desde 2014
Campos de refugiados: o medo da “tempestade perfeita” com o novo coronavírus
Estrangeiros a trabalhar em Portugal com maior aumento desde a crise
Coronavírus: Santa Casa disponibiliza camas para os sem-abrigo do Porto
Covid-19: Instituições coordenam-se para garantir assistência a sem-abrigo
Abr. – Cinema, Ações de Formação, Jogos e Torneios, Conversas à volta do Mundo, Música, Culinária Tradicional da Páscoa, Tradições Festivas, Visitas Virtuais a Museus.
06.Mai – Formação: Acesso à Saúde (a confirmar)
09 e 10.Mai – Campanha Pingo Doce (a confirmar)
20.Mai – Formação: Inteligência Emocional (a confirmar)
06.Jun – Formação: Técnico Profissional
26.Jun – Festa dos Santos