Julho - Setembro

Editorial

Ao fim destes três anos, e a terminar o meu mandato como Presidente da Direção do Centro São Cirilo, este momento leva-me a olhar um pouco para trás, em retrospetiva, para procurar identificar acontecimentos de maior relevo ao longo destes três anos. Sabemos como, no nosso Centro (como um pouco por todo o lado), os tempos mais recentes foram marcados pelas várias alterações e constrangimentos provocados pela Covid-19. Para além das consequências económicas e sociais que, inevitavelmente, virão ainda a surgir, esta pandemia exigiu desde logo, por parte de todos no Centro, um esforço extra de adaptação e criatividade.

Porém, para além das especificidades do momento atual, outros aspetos haverá a destacar. E, para mim, o mais importante será, sem dúvida, o serviço que, sob uma múltipla variedade de formas, este Centro foi todos os dias prestando a um grande número de pessoas, com rostos concretos. É esse o fim último e a razão de ser deste Centro. A nova infografia, através de uma apresentação gráfica dos dados estatísticos, pode em poucos instantes dar-nos uma ideia dos serviços prestados em cada mês.

Mas, evidentemente, nenhum serviço poderia existir se não houvesse no Centro uma equipa em contínuo funcionamento para o prestar. Por isso, ao longo destes três anos, foram sucessivamente recrutadas uma nova diretora técnica, uma nova jurista, uma nova cozinheira, e acrescentado também aos quadros do Centro um novo auxiliar de ação direta. Além de algumas mudanças nos corpos sociais, é também de destacar a presença sempre viva e generosa da comunidade de voluntários. Sem ela, uma boa parte do serviço no Centro dificilmente poderia ser levado a cabo.

Pequenos melhoramentos foram entretanto sendo feitos nas instalações do Centro. Entre elas, a colocação de uma caixilharia guarda-vento na entrada, uma porta na sala de espiritualidade, uma nova porta divisória entre a ala masculina e a feminina (a qual possibilita maior flexibilidade no acolhimento dos utentes internos). Além disso, o Centro ganhou também um novo gabinete (recorrendo-se a um espaço não utilizado do pátio traseiro). E viu ainda a sua área de arrumos na garagem a ser dotada de uma parede e porta. Novos computadores e cadeiras chegaram entretanto, bem como um jogo de matraquilhos para uso e recreação de utentes (e de colaboradores). Para segurança de todos, um sistema de videovigilância foi montado nas nossas instalações.

Contribuindo para a poupança de recursos financeiros (e também para a poupança do meio ambiente) um novo conjunto de painéis solares fotovoltaicos foi entretanto instalado. Estes permitem que, em dias de sol, o Centro passe a dispor de autonomia na produção da eletricidade que consome. Na mesma linha, também a carrinha elétrica, entretanto adquirida, permite agora novas poupanças: quer em euros de gasóleo, quer em emissões de gases com efeito de estufa.
Na sequência do esforço iniciado vários anos antes, este período pôde testemunhar o completar do pagamento da dívida contraída ao banco, aquando da fundação do Centro. Com este compromisso finalmente saldado, e contando agora o Centro, pela primeira vez, com um saldo bancário positivo, uma nova etapa, mais livre e desafogada em termos de obrigações financeiras, pode iniciar-se. De entre as contribuições importantes para este enorme esforço de amortização são de destacar as sucessivas consignações fiscais que, ano após ano, representaram parcelas significativas dos nossos orçamentos.
Outra contribuição importante para o equilíbrio das contas do Centro proveio também do novo acordo de cooperação (já anteriormente proposto e negociado) que acabou por ser aprovado pela Segurança Social. A aprovação deste acordo, juntamente com a notícia da atribuição do Prémio D. António Francisco ao Centro, foram sentidas como um reconhecimento e uma confirmação do rumo e do trabalho que tem sido levado a cabo neste Centro, desde a sua fundação.Estando de partida para nova missão, resta-me agora dar graças pela oportunidade que tive de trabalhar numa instituição que, como pude testemunhar, pode fazer a diferença na vida de tantas pessoas. E agradecer à direção e corpos sociais, à diretora técnica e equipa, aos voluntários e benfeitores, bem como aos muitos utentes por, em conjunto, termos partilhado uma parte importante da caminhada das nossas vidas. A todos desejo muitas felicidades para o futuro.

Luís Ferreira do Amaral s.j.

Breves do trimestre

REABERTURA DE SERVIÇOS

Atendendo à situação de pandemia de âmbito internacional e a proliferação de casos registados de contágio de COVID-19 em Portugal, o Centro São Cirilo, segundo as orientações da DGS e em constante articulação com a Segurança Social, vai prolongar algumas medidas preventivas de contenção da doença contempladas no Plano de Contingência, o que implica o funcionamento condicionado ou suspensão de alguns serviços, atividades e eventos.

Assim, e até reavaliação em contrário, encontram-se EM FUNCIONAMENTO os seguintes apoios:

– alojamento

– refeições (take away)

– cabaz de alimentos (entregues à porta)

– atendimento presencial (sujeito a marcação)

– atividades online (aulas de Português via zoom; atividades pontuais no Facebook/Youtube)

– voluntariado (aulas de Português via zoom; recolha de donativos alimentares) – inscrições de novos voluntários: voluntariado@saocirilo.pt

 

Mantêm-se SUSPENSOS os seguintes apoios:

– banco de roupa

– balneários

– atividades presenciais

– formações presenciais

Mariana de Mariz Rozeira | Diretora Técnica

30/09/2020

28/09/2020

AGRADECIMENTO AOS VOLUNTÁRIOS

O Centro agradece a todos os voluntários que, desde o início da pandemia, têm apoiado a missão do Centro São Cirilo. Seja através do voluntariado [recolha de alimentos, submissão da declaração de IRS, oferta de alimentos…], seja através de outro tipo de contribuições diretas em dinheiro, bens ou através da participação em campanhas lançadas pelo Centro.

Em nome dos utentes, o Centro São Cirilo agradece a cada um, pois o apoio é um contributo precioso para dar continuidade à nossa missão e para a concretização dos Projetos de Vida dos utentes. Muito obrigada por “Juntos, ajudarmos a Recomeçar.”  

Paula Correia | Gabinete de Animação e Voluntariado

AUTONOMIZAÇÃO DE UTENTES

“Até nos momentos mais difíceis foi uma boa experiência estar aqui no Centro. Muito obrigada por tudo.”

Alex Sander e Bruno Oliveira | Brasil

25/09/2020

21/09/2020

CAMPANHA “UM CABAZ PARA O MUNDO”

O Centro São Cirilo decidiu aumentar o número de famílias apoiadas no Serviço de Apoio em Cabaz (SAC) de alimentos, de 30 para 40 agregados familiares, dado o aumento significativo de pedidos de apoio alimentar (desde junho, verificou-se um crescimento de 211%, comparativamente ao mesmo período do ano anterior), consequência da crise provocada pela COVID-19.

Assim, no dia 3 de julho de 2020, o Centro São Cirilo lançou a campanha “Um Cabaz para o Mundo”, onde pedimos às famílias/pessoas amigas do Centro São Cirilo que apoiassem uma família em necessidade, através de um donativo regular que permitisse ao Centro distribuir um cabaz de alimentos semanal (20€) a essa família.

A generosidade dos amigos e benfeitores do Centro é sempre muito grande e, rapidamente, conseguimos alcançar o número de doadores necessários para apoiar 10 novas famílias no SAC. Em representação dos utentes e de toda a equipa do Centro São Cirilo, agradeço a todos os doadores que se inscreveram na campanha “Um Cabaz para o Mundo” e que estão a contribuir com o valor necessário para que uma família carenciada possa receber um cabaz de alimentos semanal. A vossa generosidade permite-nos continuar a apoiar os nossos utentes, nestes tempos especialmente complicados, sobretudo, para os mais vulneráveis.

Assim que estas novas famílias apoiadas forem sendo integradas profissionalmente e se autonomizem do apoio, esperamos lançar de novo a campanha “Um Cabaz para o Mundo” e reabrir as inscrições para que novos doadores possam apoiar novas famílias com um cabaz de alimentos.

Mariana de Mariz Rozeira | Diretora Técnica

AUTONOMIZAÇÃO DE UTENTE

“Desde que cheguei ao Porto vocês (Centro São Cirilo) foram a minha casa, foi inesquecível. Fazem todos os esforços para apoiar toda a gente que precisa de ajuda, salvam a vida de muita gente. Nunca comi comida portuguesa tão boa como a da D. Teresa. Vão ficar sempre no meu coração”.

L.E. | Marrocos

15/09/2020

10/09/2020

CATÁLOGO SOLIDÁRIO - TRABALHOS TÍPICOS DO MUNDO

Os trabalhos típicos do Mundo serão mais uma forma de angariar donativos para a missão do Centro São Cirilo.

Em breve poderá consultar o catálogo solidário de trabalhos e poderá adquirir os mesmos: Bonecas Abayomis (Brasil), Bonecos Martenitsas (Bulgária), Marcadores de Livros (Padrões do Mundo), porta-chaves (São Cirilo), Atrapa Sueños (Peru)… Poderá adquirir produtos separados ou um Cesto Solidário.

O catálogo e a forma de aquisição dos produtos serão divulgados em breve nas redes sociais do Centro São Cirilo.

Paula Correia | Gabinete de Animação e Voluntariado

VÍDEO DO TRIMESTRE

04/09/2020

01/09/2020

AUTONOMIZAÇÃO DE UTENTE

“Sou agora uma pessoa diferente, graças ao Centro São Cirilo”.

Vitor Rodrigues | Brasil

BONECAS ABAYOMIS - BRASIL

A serem construídas novamente, as Abayomis serão mais um dos produtos típicos para apoiar a causa do Centro. As bonecas que contam a história das mulheres africanas que, para entreter os filhos durante a viagem para o Brasil, faziam as bonecas Abayomis com os tecidos das suas saias.

Estas bonecas farão parte do Catálogo Solidário, que é apresentado em artigo de 10 de setembro.

Produtos Típicos do Mundo | Catálogo Solidário

28/08/2020

26/08/2020

ALMOÇO TÍPICO DA ÁUSTRIA

“A nossa gastronomia é muito colorida e com variedade de alimentos. Mas temos muita influência da Sérvia, como é o caso prato Schweinskotelett mit Letscho, e de Itália, pela sobremesa Tiramisú.”

Svetlana Frauendorfer | Áustria

AULA ABERTA DE PINTURA | ESPAÇO T

“É sempre um prazer partilhar pratos típicos do meu país. Sobretudo pelos sabores e explicar que a Sopa marroquina La Harira é confecionada no ramadão por ser bastante nutritiva, assim como o prato principal Seffa Madfouna é confecionado quando se recebe visitas. Também nunca pode faltar o chá marroquino bem doce – o tradicional chá de Marrocos com hortelã e muito açúcar.”

L.E. | Marrocos

19/08/2020

17/08/2020

ÁRVORE SÃO CIRILO

A Árvore São Cirilo está cheia de “frutos”: foi restaurada e decorada com os nomes de todos os utentes que já passaram pelo Centro e faz agora parte da nossa casa.

“Foi bom relembrar como se trabalha a madeira e ver o resultado”.

Paulo Coutinho | Portugal

MARCADORES DE LIVROS – PADRÕES DO MUNDO

Estão a ser realizados marcadores de livros com padrões do mundo. Estão disponíveis padrões africanos, andinos, europeus, asiáticas, indianos, australianos e neozelandeses.

Os marcadores farão parte do Catálogo Solidário, que é apresentado em artigo de 10 de setembro.

Produtos Típicos do Mundo | Catálogo Solidário

14/08/2020

12/08/2020

WORKSHOP DE CULINÁRIA DA GUINÉ BISSAU - DONETES

A Domingas, utente da Guiné Bissau, partilhou uma receita, simples e típica que em tempos era presença assídua nos batizados e casamentos na Guiné. Hoje já há mais variedade de bolos e outras sobremesas. No entanto, os donetes ainda continuam a ter a sua marca. Os participantes do workshop também foram falando de receitas parecidas nos seus países.

Domingas Mendes | Guiné Bissau

STORYTELLING

O Centro iniciou mais um projeto: Storytelling. Para já, em fase piloto, em parceria com a CiencesPo Collège Universitaire (Instituto de Estudos Políticos de Paris) através do Estágio Cívico de uma antiga voluntária, Mathilde Cadilhe.

Numa fase posterior, após recolha e tratamento das histórias, o storytelling será divulgado nas redes sociais e no site do Centro São Cirilo.

Estagiária Mathilde Cadilhe | Estágio Cívico

10/08/2020

05/08/2020

BONECAS MARTNITSAS - BULGÁRIA

As Martenitsas, típicas da Bulgária, são oferecidas no dia 1 de março aos amigos e parentes antes da chegada da Primavera. A tradição é prender à roupa as Martenitsas recebidas para acalmar o Baba Marta, uma figura mítica que traz consigo o fim do inverno e o início da primavera.

Estas bonecas farão parte do Catálogo Solidário, que é apresentado em artigo de 10 de setembro.

Produtos Típicos do Mundo | Catálogo Solidário

IDA À PRAIA DE FUZELHAS

Os utentes foram a banhos, com vista para o farol e para o mar. A Praia de Fuzelhas foi o destino deste ano.

Utentes Serviço de Alojamento Temporário | Brasil, Guiné Bissau, Áustria e Portugal

31/07/2020

29/07/2020

ATIVIDADE TIE DYE

Os utentes experimentaram a técnica de origem japonesa tie dye, para tingimento de t-shirts. O espaço para a criatividade foi tal que a mistura de cores e a pergunta “posso trazer outra t-shirt?” foram mostrando a vontade e gosto de experimentar.

Bruno Oliveira e Alex Gomes | Dinamizadores

FORMAÇÃO DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Os utentes foram participantes ativos na formação de inteligência emocional. Foram abordados os conceitos de emoção e sentimentos. Além do processo de tomada de decisões, foi realizado um treino de resolução de problemas.

Inês Granja | Dinamizadora

22/07/2020

21/07/2020

AUTONOMIZAÇÃO DE UTENTE

O utente Leomar, do Brasil, autonomizou-se pela via do emprego. Com emoção, falou da importância da ajuda do Centro, sobretudo nesta época de pandemia. Considerou o Centro São Cirilo a sua segunda casa.

Leomar Branco | Brasil

QUIZ

Os utentes participaram em mais um Quiz com questões de cultura geral. Com curiosidade, “trocadilhos” e dúvidas à mistura, os participantes fizeram uma viagem cultural pelos vários países presentes no Centro.

 Portugal, Marrocos, Brasil, Guiné Bissau e Áustria | Participantes

 

20/07/2020

17/07/2020

VISITA AO MUSEU MARTA ORTIGÃO

O Museu Marta Ortigão foi uma viagem pela pintura, joalharia e por uma época de grande importância da família Ortigão.

Domingas Mendes e Felipe Silva | Participantes

WORKSHOP DE CULINÁRIA DO BRASIL – MAÇÃ DO AMOR

O dinamizador apresentou no workshop algo muito típico nas quermesses do Brasil, a maçã do Amor. Muito simples de fazer, sendo possível optar por chocolate ou por açúcar caramelizado com corante vermelho. Qualquer uma das opções é muito boa. Para a degustação, é necessário que a Maçã do Amor permaneça no frigorífico para que o chocolate ganhe consistência.

 João Rodrigues | Brasil

15/07/2020

08/07/2020

FORMAÇÃO DE INTERCULTURALIDADE

Foi uma sessão de reflexão e debate em torno da questão da educação intercultural. Abordou-se a cultura e a identidade enquanto realidades dinâmicas, complexas e multifacetadas, dos desafios da comunicação intercultural e como interagir melhor com o “Outro” num mundo cada vez mais diverso, global e interligado.

Com recurso a metodologias de educação não formal os utentes foram desafiados a pensar sobre as suas próprias práticas e como podem transformá-las no sentido de criar uma sociedade mais coesa, inclusiva e intercultural.

Rosário Silva | Dinamizadora

OFERTA DE MÁSCARAS

Os Armazém dos Linhos, Lda. pelo projeto de venda de máscaras sociais, cujo valor reverteu para o Centro São Cirilo. Em tempos de pandemia esta ideia tão inovadora e solidária foi um contributo precioso para “Juntos para recomeçar.”

Paula Correia | Gabinete de Animação e Voluntariado

03/07/2020

Atenção às Margens

No próximo trimestre acontece...

06.Out – Início da Atividade de Inscrição de Português à Distância
21.Out – Formação “RSI”
Nov – Assembleia Geral
04.Nov – Formação “Dicas para Manter o Emprego”
18.Nov – Formação “Gestão do Tempo e Objetivos Pessoais”
02.Dez – Formação “Cidadania: Direitos e Deveres”
09.Dez – Formação “Relações Humanas e Gestão de Conflitos”
24.Dez – Almoço de Natal

Subscreva a nossa Newsletter