Julho - Setembro

Editorial

Um novo ano

Este é tempo para desejar que o novo ano que começa seja melhor que o que acabou. Que os nossos melhores sonhos e desejos se concretizem. Mas, e se olharmos para o novo ano como uma oportunidade para dar asas ao que de melhor o ano passado nos ofereceu? Afinal somos capazes de encontrar coisas boas num ano como aquele em que descobrimos como um pequeno vírus pode transformar todo um conjunto de hábitos e vida já alicerçada?

2020 não foi só um ano de confinamento, de máscaras, de afastamentos, de ausência de abraços. Foi também um ano em que redescobrimos o valor da colaboração, do cuidado e, sobretudo, da amizade que, por ausência de contacto, se tornou mais visível. Foi também um ano que nos ajudou a descobrir como podemos ser mais solidários com os mais frágeis: ir às compras aos vizinhos que não podiam sair de casa, por serem pessoas de risco ou estarem doentes; com aqueles que viram reduzidas as suas hipóteses de colocar comida nas mesas para alimentar os seus.

Mas porque terá que ser um vírus a ajudar-nos a descobrir estes valores universais? Será que somos capazes de esperar que este ano, que esperamos de superação do novo vírus, faça de nós pessoas mais comprometidas com os outros? É certo que muitos de nós já estávamos atentos aos outros, mas parece que 2020 foi um ano que nos fez sentir que o outro vive aqui ao lado. Por isso é importante que ao desejarmos um bom e feliz ano novo de 2021 desejemos continuar a desenvolver este sentido de cuidado pelo outro.

Aqui no Centro São Cirilo encontramos muitos outros que requerem o nosso cuidado. Que bom seria que neste desejo de cuidado pelo outro descobríssemos que o outro é o que sofre, é aquele que pede a minha ajuda, aquele que necessita a minha mão estendida, que por vezes o outro sou eu.

Que este novo ano, que nos proporciona tantos dias para renovar a nossa atitude de cuidado, possa verdadeiramente ser um ano em que, por ter mudado a atenção que coloco no cuidado pelo outro, me/nos ajude a descobrir que podemos mudar o mundo. E, quando o ano terminar, possamos tê-lo feito com o sentido do dever cumprido, com a consciência de que o ano que deixamos ficou melhor que quando nos foi dado.

Votos de um bom ano!

José Eduardo Lima, s.j. | Presidente da Direção 

Breves do trimestre

TRADIÇÕES E ALMOÇO DE NATAL

“Para mim o Natal significa família e é muito bom. Gostei de estar em família quando houve a partilha das tradições de Natal e também no almoço de Natal do Centro São Cirilo.”

Papa Ibrahima Mbodj | Senegal

24/12/2020

11/12/2020

PHENIX: PEDIDO NATALÍCIO PARA AS LOJAS CONTINENTE

Numa das épocas mais bonitas do ano, o Natal, época de amor, de paz e de gratidão, quisemos agradecer aos colaboradores do Continente Bom Dia Vale Formoso toda a dedicação e apoio prestado ao Centro São Cirilo ao longo deste ano através da doação de bens. Por isso, lançámos o desafio aos utentes do Centro de construir um troféu para oferecer à loja.

Nicole Vaz | Continente Bom dia Vale Formoso

FORMAÇÃO “RELAÇÕES HUMANAS E GESTÃO DE CONFLITOS”

As Relações Humanas e a Gestão de Conflitos são assuntos que devem ser abordados com mais frequência. São muito importantes.

 

Fania Cabanga | Angola

09/12/2020

07/12/2020

VÍDEO DE ENSINO DE PORTUGUÊS À DISTÂNCIA: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO DA FLUP

Voluntária Thalita Rodrigues | Professora Estagiária da FLUP

DIA INTERNACIONAL DO VOLUNTARIADO

O dia 5 de dezembro é a data oficial do voluntariado, proclamada em 1985 pelas Nações Unidas. O voluntariado é um ato de cidadania e é também um ato recompensador, de bem-estar e de ajuda ao próximo.

O Centro vem mais uma vez agradecer a disponibilidade dos voluntários que, mesmo em tempos de pandemia, se prontificaram a apoiar esta causa. Muito obrigada.

Paula Correia | Gabinete de Animação e Voluntariado

05/12/2020

02/12/2020

CAMPANHA #MOVIMENTOVOU

A campanha de alimentos #MovimentoVou decorreu de 23 a 29 de novembro de 2020.  Foram identificadas um conjunto de necessidades para os utentes internos e para as famílias apoiadas em cabaz alimentar.

Os donativos alimentares recebidos foram de grande importância para o Centro pois permitiram por um lado fazer face a necessidades diárias do nosso refeitório e por outro lado apoiar 40 famílias.

Agradecemos a todos os que se juntaram a nós no #MovimentoVou.

Cristina Rocha | Gestão Serviço de Apoio em Cabazes

VÍDEO DO TRIMESTRE

04/09/2020

25/11/2020

FORMAÇÃO “DICAS PARA MANTER O EMPREGO”

Na formação “Dicas para Manter um Emprego” são abordadas diferentes etapas do processo, desde a preparação para uma entrevista de emprego até à obtenção e manutenção da oportunidade que dela poderá advir.

As características de um bom trabalhador, essenciais para manter um emprego, derivam de um conjunto de competências pessoais, sociais, profissionais e de ética, sendo algumas delas:

  • Capacidade de comunicação;
  • Capacidade de trabalho em equipa;
  • Capacidade de observação e análise;
  • Humildade;
  • Resistência à frustração;
  • Flexibilidade;
  • Disponibilidade para aprender;
  • Sigilo profissional;
  • Não criticar o emprego anterior

Para além destas competências, o empenho constante na realização de um bom trabalho, tentando melhorar a cada dia, é também a chave para o sucesso.

Inês Granja | Gabinete de Emprego e Empreendedorismo

ASSEMBLEIA GERAL DO CENTRO

No dia 23 de novembro, pelas 19h00, realizou-se a Assembleia Geral do Centro São Cirilo, com a presença dos Corpos Sociais: Direção, Conselho Fiscal e Conselho de Curadores. Atendendo à legislação em vigor nesta data, no âmbito da pandemia da doença COVID-19, e por forma a serem observadas as regras de ocupação, permanência e distanciamento físico, a Assembleia Geral realizou-se à distância, com recurso à plataforma eletrónica Zoom.

O Programa de Ação e Orçamento para 2021, aprovado por unanimidade pela Direção, foi apesentado pela Tesoureira e a Diretora Técnica, tendo recebido o parecer positivo do Conselho Fiscal e de Curadores.

No final da Assembleia Geral, vários elementos dos Corpos Sociais quiserem dar uma palavra de apreço e louvor pelo trabalho realizado pela equipa do Centro São Cirilo durante este ano de pandemia.

Mariana Mariz Rozeira | Diretora Técnica

23/11/2020

18/11/2020

FORMAÇÃO “GESTÃO DO TEMPO E OBJETIVOS PESSOAIS

“As formações são sempre muito importantes porque nos dão muito conhecimento.”

Leandro Silva | Brasil

CAMPANHA DE RECOLHA DE ROUPA DE CAMA

Durante o mês de novembro de 2020 decorreu uma campanha de recolha de roupa de casa (lençóis, toalhas, cobertores, mantas polares e edredons). Este pedido surgiu a fim de colmatar as necessidades do serviço de alojamento do Centro e responder aos pedidos das famílias apoiadas em cabaz alimentar, cada vez mais recorrentes, principalmente nesta época do ano.

A colaboração foi superior ao previsto, o que nos permitiu dar resposta a todos os pedidos de apoio e ficar, ainda, com artigos guardados no nosso banco de roupa que, irão permitir, responder a solicitações futuras.

Rita Santos | Responsável Banco de Roupa

12/11/2020

05/11/2020

ENSINO DE PORTUGUÊS À DISTÂNCIA: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO DE PORTUGUÊS II EM TEMPOS DE PANDEMIA

“O confinamento imposto pela pandemia suscitou uma criatividade desconfinada na equipa responsável pela animação da vida em São Cirilo, ao sugerir que eu pudesse assegurar uma forma de colaboração capaz de garantir a continuação do ensino da língua portuguesa. Este convite implicou para mim o desconfinamento dos meus receios, pois não tinha nenhuma experiência do uso das ferramentas digitais que asseguram o ensino à distância. O confronto com este desafio obrigou-me a desofuscar as minhas dúvidas e a enfrentar o desafio das procuras. Graças ao apoio dedicado e competente da Paula Correia, vim a ser capaz de me servir da plataforma Zoom, com a qual voltei ao contacto com os alunos de São Cirilo. Trata-se de uma experiência nova, que está a revelar-se estimulante. Os métodos de ensino e de aprendizagem tiveram de ser adaptados a esta nova realidade, mas pouco a pouco passaram a constituir um caminho normal de encontro entre o professor e os alunos.

A tempestade inesperada do vírus afeta a todos mas atinge mais dramaticamente as populações mais desprotegidas. Estão neste caso os utentes de São Cirilo. Estou confiante de que esta experiência de ensino à distância poderá facilitar a sua melhor integração, no presente contexto em que esse objetivo esbarra com dificuldades acrescidas. Os desafios para responder a esta situação tornam ainda mais imperativas a dedicação e a criatividade. Como nos exorta o Papa na sua última encíclica, a solidariedade «é uma palavra que expressa muito mais do que alguns gestos de generosidade esporádicos» (Fratelli Tutti, 116).

Espero vivamente que as insuficiências e limites deste tele-ensino/aprendizagem nos levem a apreciar muito mais o calor dos contactos humanos corporalmente celebrados. Que chegue depressa o dia em que eles voltem a ser possíveis.”

Manuel António | Professor Voluntário

CATÁLOGO SOLIDÁRIO - TRABALHOS TÍPICOS DO MUNDO

Este trimestre foi lançado o Catálogo Solidário que contém produtos típicos do mundo, trabalhos realizados pelos utentes. Além dos produtos, está também disponível o Livro de Receitas “Saberes & Sabores do Mundo”, que resulta da compilação de workshops dinamizados pelos utentes do Centro São Cirilo.

As receitas revertem para a missão do Centro.

Para mais informações

donatividos@saocirilo.pt

Paula Correia | Gabinete de Animação e Voluntariado

 

30/10/2020

21/10/2020

FORMAÇÃO RSI

“A maneira como as formações são desenvolvidas é interessante, porque assim consigo colocar em prática muitas das aprendizagens.”

Domingas Mendes | Guiné-Bissau

VÍDEO DO TRIMESTRE | AUTONOMIZAÇÃO DE FAMÍLIA DE CABAZ

“…isto que nós estamos falando é de coração que agente fala, se não fosse o que vocês ofereceram para agente aqui, certamente não estaríamos onde estamos.”

Família Brasília | Campanha “Um Cabaz para o Mundo

 

17/11/2020

13/10/2020

ENSINO DE PORTUGUÊS À DISTÂNCIA: UMA EXPERIÊNCIA NOVA

“Ser voluntária no Centro Comunitário São Cirilo tem sido uma experiência incrível.

Sou Professora Voluntária no Ensino de Português à Distância e leciono todas as terças-feiras, a partir do meu apartamento em Lisboa. Tenho de reconhecer que a pandemia também nos trouxe coisas positivas – nunca de outra forma teria conseguido colaborar com o Centro. E acreditem; a motivação e a resiliência podem verdadeiramente encurtar distâncias!

Todas as semanas dou o meu melhor para ensinar a minha língua materna a pessoas de nacionalidades estrangeiras que, de uma forma ou de outra, escolheram Portugal para passar uma fase das suas vidas. E todas as semanas essas pessoas dão o seu melhor para a aprender. É tão gratificante contribuir para o seu sucesso!
Dizem que o voluntariado se baseia no “dar tudo sem esperar nada em troca”. Terei que discordar – ser voluntário é dar tudo, e esperar em troca uma única coisa: um sorriso. Tão simples quanto isso! 

O meu obrigada a todas as pessoas que fazem parte do Centro São Cirilo!”

Joana Faria | Professora Voluntária

AUTONOMIZAÇÃO DE UTENTE

“Foi um privilégio ter permanecido no Centro durante a pandemia. Não sei o que seria sem o vosso apoio.”

Felipe Silva | Brasil

07/10/2020

30/09/2020

REABERTURA DE SERVIÇOS

Atendendo à situação de pandemia de âmbito internacional e a proliferação de casos registados de contágio de COVID-19 em Portugal, o Centro São Cirilo, segundo as orientações da DGS e em constante articulação com a Segurança Social, vai prolongar algumas medidas preventivas de contenção da doença contempladas no Plano de Contingência, o que implica o funcionamento condicionado ou suspensão de alguns serviços, atividades e eventos.

Assim, e até reavaliação em contrário, encontram-se EM FUNCIONAMENTO os seguintes apoios:

– alojamento

– refeições (take away)

– cabaz de alimentos (entregues à porta)

– atendimento presencial (sujeito a marcação)

– atividades online (aulas de Português via zoom; atividades pontuais no Facebook/Youtube)

– voluntariado (aulas de Português via zoom; recolha de donativos alimentares) – inscrições de novos voluntários: voluntariado@saocirilo.pt

 

Mantêm-se SUSPENSOS os seguintes apoios:

– banco de roupa

– balneários

– atividades presenciais

– formações presenciais

Mariana de Mariz Rozeira | Diretora Técnica

AGRADECIMENTO AOS VOLUNTÁRIOS

O Centro agradece a todos os voluntários que, desde o início da pandemia, têm apoiado a missão do Centro São Cirilo. Seja através do voluntariado [recolha de alimentos, submissão da declaração de IRS, oferta de alimentos…], seja através de outro tipo de contribuições diretas em dinheiro, bens ou através da participação em campanhas lançadas pelo Centro.

Em nome dos utentes, o Centro São Cirilo agradece a cada um, pois o apoio é um contributo precioso para dar continuidade à nossa missão e para a concretização dos Projetos de Vida dos utentes. Muito obrigada por “Juntos, ajudarmos a Recomeçar.”  

Paula Correia | Gabinete de Animação e Voluntariado

28/09/2020

25/09/2020

AUTONOMIZAÇÃO DE UTENTES

“Até nos momentos mais difíceis foi uma boa experiência estar aqui no Centro. Muito obrigada por tudo.”

Alex Sander e Bruno Oliveira | Brasil

 

CAMPANHA “UM CABAZ PARA O MUNDO”

O Centro São Cirilo decidiu aumentar o número de famílias apoiadas no Serviço de Apoio em Cabaz (SAC) de alimentos, de 30 para 40 agregados familiares, dado o aumento significativo de pedidos de apoio alimentar (desde junho, verificou-se um crescimento de 211%, comparativamente ao mesmo período do ano anterior), consequência da crise provocada pela COVID-19.

Assim, no dia 3 de julho de 2020, o Centro São Cirilo lançou a campanha “Um Cabaz para o Mundo”, onde pedimos às famílias/pessoas amigas do Centro São Cirilo que apoiassem uma família em necessidade, através de um donativo regular que permitisse ao Centro distribuir um cabaz de alimentos semanal (20€) a essa família.

A generosidade dos amigos e benfeitores do Centro é sempre muito grande e, rapidamente, conseguimos alcançar o número de doadores necessários para apoiar 10 novas famílias no SAC. Em representação dos utentes e de toda a equipa do Centro São Cirilo, agradeço a todos os doadores que se inscreveram na campanha “Um Cabaz para o Mundo” e que estão a contribuir com o valor necessário para que uma família carenciada possa receber um cabaz de alimentos semanal. A vossa generosidade permite-nos continuar a apoiar os nossos utentes, nestes tempos especialmente complicados, sobretudo, para os mais vulneráveis.

Assim que estas novas famílias apoiadas forem sendo integradas profissionalmente e se autonomizem do apoio, esperamos lançar de novo a campanha “Um Cabaz para o Mundo” e reabrir as inscrições para que novos doadores possam apoiar novas famílias com um cabaz de alimentos.

Mariana de Mariz Rozeira | Diretora Técnica

21/09/2020

15/09/2020

AUTONOMIZAÇÃO DE UTENTE

“Desde que cheguei ao Porto vocês (Centro São Cirilo) foram a minha casa, foi inesquecível. Fazem todos os esforços para apoiar toda a gente que precisa de ajuda, salvam a vida de muita gente. Nunca comi comida portuguesa tão boa como a da D. Teresa. Vão ficar sempre no meu coração”.

L.E. | Marrocos

CATÁLOGO SOLIDÁRIO - TRABALHOS TÍPICOS DO MUNDO

Os trabalhos típicos do Mundo serão mais uma forma de angariar donativos para a missão do Centro São Cirilo.

Em breve poderá consultar o catálogo solidário de trabalhos e poderá adquirir os mesmos: Bonecas Abayomis (Brasil), Bonecos Martenitsas (Bulgária), Marcadores de Livros (Padrões do Mundo), porta-chaves (São Cirilo), Atrapa Sueños (Peru)… Poderá adquirir produtos separados ou um Cesto Solidário.

O catálogo e a forma de aquisição dos produtos serão divulgados em breve nas redes sociais do Centro São Cirilo.

Paula Correia | Gabinete de Animação e Voluntariado

10/09/2020

04/09/2020

VÍDEO DO TRIMESTRE

“O maior desafio desta pandemia é a escassez de ofertas (de trabalho).” 

Inês Granja | Gabinete de Emprego

AUTONOMIZAÇÃO DE UTENTE

“Sou agora uma pessoa diferente, graças ao Centro São Cirilo”.

Vitor Rodrigues | Brasil

01/09/2020

Atenção às Margens

No próximo trimestre acontece...

04.Jan – Reinício da Atividade de Inscrição de Português à Distância
06.Jan – Formação “Matemática para a Vida I”
20.Jan – Formação “Espiritualidade e Religiões”
03.Fev – Formação “Cidadania: Direitos e Deveres”
12.Fev – Dia de São Cirilo
24.Fev – Formação “Técnicas de Procura de Emprego I”
03.Mar – Formação “Técnicas de Procura de Emprego II”
Mar – Assembleia Geral
24.Mar – Festa da Páscoa

Subscreva a nossa Newsletter