Editorial

Há uma parábola muito conhecida e, da qual, muitos de nós gostamos de fazer uso. É a parábola do grão de mostarda. «A que havemos de comparar o reino de Deus? Em que parábola o havemos de apresentar? É como um grão de mostarda, que, ao ser semeado na terra, é a menor de todas as sementes que há sobre a terra; mas, depois de semeado, começa a crescer e torna-se a maior de todas as plantas da horta, estendendo de tal forma os seus ramos que as aves do céu podem abrigar-se à sua sombra».(Mc 4, 30-32)

É habitual e já temos interiorizado que a mensagem desta parábola é a do modo discreto e quase invisível como o Reino de Deus se vai construindo. Uma indicação para o nosso modo de evangelizar: a nossa forma de estar presente, se coerente, é transformadora, mesmo que não o vejamos ou que forcemos essa realidade.

Contudo há um outro elemento desta parábola que me chamou a atenção e que nunca me tinha apercebido. Este pequeno grão, o mais pequeno de todas as sementes que há na terra (mesmo sabendo que S. Marcos não percebe nada de botânica) torna-se na maior de todas as plantas da horta e de tal modo é este crescimento que se torna

abrigo para as aves do céu.

Foi este último elemento que me chamou a atenção. A árvore torna-se abrigo para as aves do céu. Ora, aqui temos um critério para saber se estamos ou não a deixar crescer o Reino de Deus. Somos abrigo para outro? Dito de um outro modo, as outras pessoas encontram em nós um lugar de descanso?

Se os ramos da árvore são abrigo para as aves então são o lugar onde podem descansar. Nós como Igreja, que somos a dimensão mais visível do Reino de Deus, somos estes espaços de descanso? Não digo descanso em modo de ócio. O descanso exige também muita conversão, não é pasmaceira, descansar é estar não só onde tenho que estar mas ser plenamente eu diante de Deus, descansar é encontrar com a minha verdade autenticamente. Descansar é poder estar sem máscaras, ser autenticamente quem sou diante de mim e dos outros.

Descobri, assim uma outra dimensão que me compromete mais na construção do Reino de Deus. Não só o reino de Deus é uma realidade que cresce sem que me dê conta disso mas, é também, uma realidade que me implica activa e passivamente. Passivamente porque Cresce sem que veja, não depende de mim. Activamente porque tenho que cuidar este crescimento e ver se sou realmente um destes ramos onde as aves buscam abrigo. Assim deve ser a Igreja, assim devemos ser nós: ramos onde outros possam descansar.

José Eduardo Lima, sj | Presidente da Direção

Breves do trimestre

30/06/2021

CAMPANHA “UM CABAZ PARA O MUNDO”

No último ano e face à situação pandémica, verificamos um aumento de pedidos de cabaz alimentar. Com o objetivo de dar resposta, o Centro Comunitário São Cirilo aumentou o número de famílias apoiadas em cabaz: de 30 para 40 agregados familiares.  Para que fosse possível apoiar mais 10 famílias com um cabaz alimentar semanal, iniciamos em Julho de 2020 a Campanha “Um Cabaz para o Mundo” onde pedimos às famílias amigas do CCSC que apoiem uma família em necessidade, através de um donativo regular (20€/semana; 80€/mês) que permitirá ao Centro distribuir um cabaz de alimentos semanal a essa família. Todas as famílias apoiadas no serviço de cabaz alimentar beneficiam de um Projecto de Vida que promove a capacitação, com vista à sua integração profissional e regularização. Até à presente data foram apoiadas através da Campanha “Um Cabaz para o Mundo” 15 famílias sendo que destas 11 já se autonomizaram do apoio.

Testemunho: Dra. Cristina, agradecemos imensamente, tudo o que a Senhora e a Dra. Inês fizeram por nós. Graças a Deus hoje, não necessitamos mais, da ajuda tão importante do Cabaz. Espero que assim, a Senhora e São Cirilo, possam ajudar a outros que estejam a necessitar. Seremos eternamente gratos!

Cristina Rocha | Gestora do Apoio em Cabaz

ALMOÇO DOS SANTOS POPULARES

Foi um momento de confraternização. É sempre importante, nestas ocasiões, estarmos juntos, colaboradores e utentes.

Teresa Costa | Colaboradora

29/06/2021

25/06/2021

ENSINO À DISTÂNCIA ENCERRAMENTO DO ANO LETIVO 2020/21

Este ano letivo 2020 – 21 o Centro São Cirilo teve um desafio diferente. A pandemia assim o exigiu. Para responder às necessidades dos utentes de aprendizagem da língua portuguesa, como alternativa às aulas em regime presencial, foi criado um serviço de aulas de português online.

Este serviço online permitiu o alargamento do horário das aulas e uma maior abrangência geográfica quer de alunos quer de voluntários.

O balanço foi positivo porque usufruíram de aulas de português 91 alunos com o apoio de 36 voluntários.

Paula Correia | Responsável pela Área de Voluntariado Ensino à Distância

SUBMISSÃO DA DECLARAÇÃO DO IRS

À semelhança dos anos anteriores, o Centro voltou a prestar apoio no preenchimento da declaração do IRS. Como habitualmente, contámos com a preciosa colaboração da nossa voluntária Paula Osório.

Os constrangimentos impostos pela pandemia, impediram que o processo decorresse presencialmente, mas o apoio manteve-se. Os utentes entregavam cópia da documentação, assinavam uma declaração de consentimento e a voluntária preenchia e submetia a declaração no portal da Autoridade Tributária, remetendo posteriormente os respetivos comprovativos.

Este apoio tem-se revelado essencial, sobretudo para a população imigrante que desconhece os procedimentos fiscais do país, mas também para quem não possui competências e/ou meios digitais para o fazer. Nos últimos anos a procura deste serviço tem vindo a aumentar. Este ano foram 39 as pessoas apoiadas, o que representa um acréscimo muito substancial (56%) face ao ano anterior.

Rosário Silva | Responsável Voluntariado

21/06/2021

15/06/2021

ASSEMBLEIA GERAL

Realizou-se no passado dia 15 de Junho, a Assembleia Geral dos Corpos Sociais do Centro Comunitário São Cirilo, com a seguinte ordem de trabalhos :

– Apresentação e discussão do Relatório de Atividades de 2020

– Apresentação e discussão do Relatório de Contas de 2020, 

– Ponto da situação da vida do Centro.

As 2 últimas Assembleias Gerais realizaram-se, devido à pandemia, através de plataformas online, mas, desta vez, foi possível, realizar a Assembleia de forma presencial. Foi um enorme gosto voltar ao Centro, que não temos podido frequentar, rever amigos e, essencialmente, tomar conhecimento mais detalhado de tudo o que tem sido feito nestes tempos tão difíceis.

O ano 2020 foi um ano complicado que colocou grandes desafios ao funcionamento interno e à realização das actividades devido à pandemia Sars Cov19. Constatou-se que, apesar de todas estas dificuldades, foi possível manter a actividade do Centro continuando a apoiar os que recorrem à sua ajuda e que nestes tempos têm passado por maiores necessidades. Para tal foi preciso inovar, rever procedimentos, estruturar e organizar as equipas de forma diferente e compatível com as exigências que a nova realidade impõe, rever os serviços e desenhar novas ofertas.

O Relatório de Actividades de 2020, apresentado pela Direcção evidencia o sucesso deste esforço, permitindo confirmar que, apesar de todas as limitações, 2020 foi um ano muito positivo. O Relatório de Contas 2020, apresentado e aprovado na Assembleia, demonstra o rigor da gestão do centro.

Estão de parabéns a Direcção e os colaboradores do Centro pela sua dedicação e empenho especiais neste ano.

 Teresa Martins | Curadora

TESTEMUNHO DE VOLUNTARIADO DE RECOLHA DE ALIMENTOS

Faz agora cerca de meio ano que iniciei a minha experiência como voluntária na recolha alimentar para o Centro Comunitário São Cirilo. A vontade já antiga, surgiu reforçada pela pandemia e o primeiro confinamento, com a necessidade de dar o meu humilde contributo. 

Numa altura complicada como a que vivemos acredito que todos podem fazer a diferença, por mais simples que sejam as ações ou os gestos. Para mim, participar na recolha alimentar é mesmo isso, um pequeno gesto que espero, possa ajudar.

Destaco ainda a simpatia e o excelente acolhimento que senti por parte de todas as pessoas no Centro São Cirilo, assim como dos responsáveis pelos donativos nos supermercados, por sempre tornarem este momento muito simples e acessível.

Mariana Lopes | Voluntário de Recolha de Alimentos

03/06/2021

31/05/2021

ESTÁGIO EM PSICOLOGIA NO CENTRO SÃO CIRILO

A minha experiência como estagiária de Psicologia no Centro Comunitário São Cirilo foi muito marcante. Apesar das restrições impostas e da suspensão das atividades devido à COVID-19, o Centro sempre me acolheu de braços abertos e esteve sempre disponível para tornar a minha experiência o melhor possível. Aprendi bastante e desenvolvi competências, a nível pessoal e profissional. Permitiu-me conhecer as múltiplas funções desempenhadas pela equipa multidisciplinar, que se empenha diariamente na capacitação das pessoas em situações de fragilidade social. Permitiu-me também conhecer diversas pessoas, com histórias marcantes, de várias nacionalidades e quebrar barreiras linguísticas e crenças pessoais. Além disso, sinto que contribui de alguma forma para tornar a situação destas pessoas menos vulnerável.

Posto isto, levo comigo os ensinamentos e orientações de todos os profissionais que contribuíram para o meu percurso de estágio e, posteriormente, para o meu percurso profissional como futura Psicóloga. Agradeço por todo o acompanhamento, apoio e dedicação de todos os profissionais que tiveram a “paciência de aturar” a estagiária.

Mafalda Silva | Estagiária de Psicologia Clínica da Universidade Católica do Porto

VISITA GUIADA AO MUSEU MARTA ORTIGÃO

Gostei muito do museu. Fiquei espantada com a casa da Marta Ortigão. Mas a grande surpresa foram as joias.

Fania Cabanga | Angola | Utente de SAT

25/05/2021

24/05/2021

TESTEMUNHO DE VOLUNTARIADO AJUDA À PROCURA DE EMPREGO “DESAFIOS DE UMA PANDEMIA”

Se ser Voluntário do Gabinete de Emprego já de si é normalmente complicado, a experiência de trabalho de mais de um ano em período de confinamento ainda a tal acresceu, quer pela questão de o entrosamento com a Direção e a Equipa ter de passar a ser por telefone/mail/plataformas eletrónicas quer, talvez e principalmente, porque o atendimento e a possível ajuda aos Utentes que me são para tal endereçados, deixar de ser presencial.

Sinto que nada pode substituir o contacto direto, a possibilidade de obter uma reação imediata, o perceber as reais necessidades e o potencial de cada Utente para além da sua pretensão de querer um emprego e ter de lhe ser explicado, uma e outra vez, que o objetivo principal do Gabinete é o de o capacitar e ajudar na sua pesquisa própria e pessoal, como forma de ultrapassar a situação momentânea.

Por isso e neste período, a atividade desenvolvida terá sido ainda mais complexa, mais desafiante, mas por vezes altamente gratificante quando um Utente nos diz que da mesma beneficiou, o que nos motiva para tentar experimentar outras formas de ajudar, se possível, mais e melhor.

Alfredo Vasconcelos | Voluntário na Ajuda à Procura de Emprego

VISITA AOS MIRADOUROS DA CIDADE DO PORTO

O Porto tem muitas “montanhas”, diz rindo. São muitas subidas e descidas, mas é muito bonito. Não fazia ideia de como era a vista para o rio.

Papa Mbodj | Senegal | Utente de SAT

07/05/2021

06/05/2021

EVENTO HUMANIZA-TE

 O Centro São Cirilo esteve presente no evento Humaniza-te dando a conhecer a sua missão, o voluntariado e os desafios desde tipo de intervenção. Este evento, dedicado à temática da inclusão,  realizou-se no âmbito do projeto Académica Start UC – uma rede de estudantes embaixadores para o empreendedorismo supervisionados pela Universidade de Coimbra Coimbra (UC) e pela Associação Académica de Coimbra (AAC). O objetivo das iniciativas deste programa é sensibilizar os estudantes para a inovação e o empreendedorismo.

Paula Correia | Gabinete de Animação e Voluntariado

VISITA GUIADA AO MUSEU DA FARMÁCIA - CHPORTO

Foi muito interessante e diferente. Gostei de perceber como é que eram feitos os comprimidos e todas as plantas naturais utilizadas para preparar os medicamentos.

Domingas Mendes | Guiné Bissau | Utente de SAT

04/05/2021

29/04/2021

APOIO EM REFEIÇÕES

A situação pandémica atual obrigou à restruturação de alguns serviços do Centro a fim de dar resposta às necessidades dos utentes. O Serviço de Apoio em Refeições (SAR) passou a integrar utentes que, inicialmente, procuraram o Centro com o objetivo de beneficiar do apoio em cabaz alimentar mas que, devido às suas características (isolados e proximidade geográfica da área de residência) foram encaminhados para o SAR.

Para além disto, deixou de ser possível realizar as refeições nas instalações do Centro e passamos a funcionar em regime de take-away. Este novo modo de funcionamento trouxe algumas vantagens, como o facto de permitir que os utentes realizem as refeições no domicílio e passou a ser possível assegurar, de forma diária, as duas refeições principais (almoço e jantar). Como principal inconveniente identificamos dificuldades na intervenção, uma vez que os utentes não podem frequentar as instalações do Centro, o que impede a integração comunitária, bem como a frequência de atividades e formações, essenciais no processo de desocultação de competências e capacitação.

Este é um SAR que se manterá em avaliação próxima e sistemática devido aos constrangimentos pandémicos.

Rita Santos | Gestora do Serviço Apoio em Refeições

WORKSHOP DE CULINÁRIA DE PORTUGAL

Enquanto estagiária de Psicologia no Centro Comunitário São Cirilo, dinamizei um workshop de farofa de banana e courgette com o objetivo de apresentar a alimentação e a comida como instrumentos identitários e símbolos culturais. Desta forma, pretendi fomentar o estabelecimento de relações interpessoais e o aprofundamento de especificidades culturais e o reforço de sentimentos de pertença, entre os utentes do Centro e promover a autonomia e o desenvolvimento de competências na cozinha.

Mafalda Silva | Estagiária | Dinamizadora

23/04/2021

22/04/2021

VÍDEO DO TRIMESTRE AUTONOMIZAÇÃO DE UTENTE

Eu escolhia duas palavras: excelência e profissionalismo…vão além do apoio pessoal que dão. Vai além do emprego, vai além do simples trabalho. Tudo o que eu precisasse, qualquer tipo de assunto jurídico ou de emprego, havia uma pessoa que dizia: qualquer coisa que precisasse estava ali para mim.

Isto foi muito importante para mim.

José Dourado | Portugal | Utente de SAT

CAMPANHA SMARTPHONE AGRADECIMENTO

O Centro São Cirilo após ter realizado uma campanha pontual para a angariação de um smartphone, vem agradecer à Voluntária A.G. o donativo do mesmo.

Voluntária do Centro São Cirilo | Donativo

12/04/2021

09/04/2021

TESTEMUNHO DE VOLUNTARIADO – ENSINO À DISTÂNCIA

Estou muito grato ao Centro São Cirilo pela oportunidade que me foi dada de participar no programa de Ensino de Português a Estrangeiros, contribuindo com uma pequena parte do meu tempo e conhecimento para ajudar a integrar as alunas na nossa comunidade. A adaptação dos métodos ao ensino à distância foi um desafio extra que ainda tornou a experiência mais gratificante ao verificar a progressão das alunas.

Um grande Bem Haja ao Centro São Cirilo pelo trabalho desenvolvido.

Carlos Filipe | Voluntário de Ensino à Distância de Português

GABINETE JURÍDICO

O Gabinete de Apoio Jurídico (GAJ) é um gabinete particularmente direcionado para o acompanhamento da regularização da situação jurídica de utentes imigrantes e nacionais. Este acompanhamento inclui essencialmente informação especifica no que diz respeito a preparação e revisão de documentação a apresentar ao SEF (Serviços de Estrangeiros e Fronteiras – para obtenção de autorização de residência, reagrupamento familiar, manifestação de interesse, etc), Tribunais, Conservatórias do Registo Civil, Serviços da Autoridade Tributária ou outras entidades públicas ou privadas com as quais seja necessária uma adequada articulação. De salientar que esta assessoria apenas se refere a matérias que se encontrem numa fase extrajudicial.

Este serviço disponibilizado pela Centro São Cirilo tem-me permitido verificar a importância deste processo de regularização. Impacto e diferença que se revela na alegria dos nossos utentes por exemplo quando recebem o cartão com a autorização de residência: sinal de uma vida mais tranquila, mais justa, com mais direitos a nível laboral e social. E claro, o agradecimento “eterno” pelo acompanhamento que a equipa do Centro São Cirilo faz.

Leonor Oliveira | Gabinete Jurídico

05/04/2021

01/04/2021

ALMOÇO DA PÁSCOA

Eu acho que este tipo de encontros é importante. Afinal, a Páscoa é um encontro em família. Foi bonita a partilha dos objetos e as palavras que cada utente e colaborador associou à Páscoa.

 Aida Silva | Colaboradora

Atenção às Margens

No próximo trimestre acontece...

Jul, Ago e Set – Atividades de Verão: preparação de trabalhos típicos para o Catálogo Solidário

07.Jul – Formação “Matemática para a Vida”
13.Jul – Visita ao Jardim Botânico
21.Jul – Formação “Inteligência Emocional”
23.Jul – Visita guiada à Casa da Música
13.Ago – Ida à Praia
19.Ago – Visita do Centro Português de Fotografia [Dia Mundial da Fotografia]
Set – Informações e Inscrições de Atividades para o ano letivo 2021|22

Subscreva a nossa Newsletter