Janeiro - Março

Editorial

Com orgulho apresento-me também através deste meio de comunicação a todos os que cuidam do Centro Comunitário São Cirilo (CCSC), desde uma participação mais ativa até uma breve passagem pelo nosso nome e conhecimento da nossa missão. Sou Padre Jesuíta e foi me confiada desde o início do ano a missão de ser presidente da direção do CCSC. Independentemente do título, sou mais um, de tantos, que abraça este projeto que ao longo de tantos anos tem contribuído para dar novas oportunidades aos mais vulneráveis.

Interpela-me a abordagem do CCSC, que sob o lema “«juntos para recomeçar», na qual o acolhimento singular no serviço aos migrantes mais desfavorecidos – sejam estrangeiros sejam nacionais – visa a integração e autonomização a partir de um projeto de vida desenhado em conjunto. Por outras palavras, a equipa e os voluntários sonham com aqueles que no centro param, com vidas em suspenso; sonham e concretizam sonhos e juntos recomeçam. Ajudar a sonhar e concretizar sonhos é como construir uma ponte solida que atravessa abismos de desespero para lugares onde o futuro volta a acontecer.

Que privilégio fazer parte do CCSC e que privilégio partilhar esta missão com uma equipa, uma direção e um conjunto de pessoas, que movidas por boa vontade e generosidade, suportam o Centro.  Se os números valem e expressam os serviços (Cada mês, mais de 150 pessoas recebem serviços (alojamento, alimentação, atendimentos e serviço vários), há “resultados” que não podem ser quantificados e são estes que também confirmam a nossa missão.

As provas dadas na resposta às necessidades de um público mais vulnerável e necessitado de amparo para recomeçar têm confirmado a missão do CCSC e tem animado a continuar a responder na criação de oportunidades de futuro para tantos que se cruzam no nosso caminho.

Se estes últimos tempos foram marcados por desafios de “novos normais” causados pela pandemia de COVID19 e consequentes medidas de restrições às quais o CCSC, com consciência de dever, adaptou o modus operandi para continuar a fazer face às crescentes necessidades, o tempo presente coloca-nos um novo desafio que queremos responder com o brio que nos tem caracterizado. A situação da guerra na Ucrânia tem dirigido o olhar e o coração do mundo para as vítimas da guerra que fogem em busca de segurança.

O CCSC põe também mãos à obra e estabeleceu já um sistema de acolhimento, suporte e integração graças também a muita generosidade. A Casa Paz, recentemente aberta com a missão de um primeiro acolhimento passou a ser também para nós um sinal de que a nossa missão é a de ser artesãos de comunhão e de paz, respondendo ao convite do Papa Francisco, na oração de consagração da Rússia e da Ucrânia, no passado 25 de Março.

Se a vida nos traz inquietações às quais sentimos o dever de responder e convidar a todos a partilharem a nossa missão, Deus dá-nos as forças para continuar e procurar quietude e a fazer caminhos de comunhão e de futuro.

Gonçalo Castro Fonseca, sj | Presidente da Direcção

Breves do trimestre

CONSIGNAÇÃO DE 0,5% DO IRS

O seu IRS pode ajudar o Centro São Cirilo! Entre 1 de Abril e 30 de Junho, ao entregar a declaração de IRS de 2021, pode doar 0,5% do seu imposto liquidado ao Centro São Cirilo, sem qualquer custo!

Para isso, basta colocar o nosso NIF 506234320 no Quadro 11 da declaração de IRS (saber mais).

É um pequeno gesto que não custa mesmo nada e é uma ajuda enorme para missão do Centro São Cirilo!

Ajude-nos, também, na divulgação desta campanha entre familiares e amigos fazendo “like” e “partilha” no nosso Facebook e Instagram.

Este ano, faça a diferença na vida dos utentes do Centro São Cirilo…basta um X no IRS para Ajudar a Recomeçar!

 

Mariana de Mariz Rozeira | Directora

31/03/2020

29/03/2022

ARTIGO DE OPINIÃO - O IMPACTO DA IMIGRAÇÃO NA DISPOSIÇÃO EMOCIONAL DE UMA PESSOA

O processo de imigração é muito exigente do ponto de vista psicológico, seja em uma imigração por decisão pessoal ou movida por condições adversas que a tornam obrigatória, como é o caso dos refugiados. Embora qualquer imigração tenha aspetos psicológicos que devem ser considerados, para cada tipo de imigração existem especificidades de respostas e encaminhamentos de acordo, inclusive, com a gravidade dos fatos que a impulsionaram.

O impacto da imigração na disposição emocional pode ficar em segundo plano uma vez que os procedimentos práticos e operacionais se impõem como prioritários.

Ao se deparar com a gestão de expectativas e frustrações os imigrantes podem desenvolver estados ansiosos e depressivos. Um acompanhamento psicológico é necessário para oferecer ferramentas de gestão de expectativa versus realidade; controle emocional; aumento da capacidade de superação das adversidades e um espaço de escuta que seja facilitador da retomada do curso da vida. No caso de atendimento psicológico aos refugiados, ao ser considerada uma maior incidência de estresse pós-traumático neste público, torna-se fundamental a existência de um projeto de intervenção específico para estresse pós-traumático de modo a fazer frente às possíveis situações que exijam este tipo de resposta.

Maria Valdês, Psicóloga Estagiária | Gabinete de Psicologia

TÉCNICAS DE PROCURA DE EMPREGO

No passado dia vinte e três, decorreu a segunda sessão da formação ‘técnicas de procura de emprego’, ministrada pela nossa colega e responsável pelo gabinete de emprego: a Dra. Carina Amorim. Nesta formação destacou-se a importância de se saber elencar factos relevantes, numa entrevista de trabalho, de forma honesta, frontal e sucinta.

Segundo Elísio, utente interno do nosso centro, aquando de uma entrevista de emprego, devemos ser capazes «…de dar resposta a várias questões: Quem sou eu? O que eu sei fazer? O que quero? E o que posso acrescentar a uma empresa?»

Elísio |Guiné-Bissau | Utente SAT

 

23/03/2022

12/03/2022

AUTONOMIZAÇÃO DE UTENTE SAT

Entre abraços e um emocionado discurso, transparece, no rosto do Sr. Carlos, a confiança no caminho feito, assim como a esperança nesta nova fase: a sua autonomização.

“Senti-me sempre muito bem tratado aqui”.

Carlos | Portugal | Utente SAT

 

CENTRO SÃO CIRILO DISPONÍVEL PARA O APOIO E ACOLHIMENTO DE MIGRANTES UCRANIANOS

O Centro São Cirilo vem manifestar a sua solidariedade com os cidadãos ucranianos e apela a uma resolução urgente e pacífica do conflito armado.

Estima-se que já existam, neste momento, mais de 1 milhão de deslocados ucranianos e a União Europeia acredita que possam chegar aos 4 milhões de homens, mulheres e crianças que cruzam as fronteiras à procura da paz.

Perante esta crise humanitária, é essencial criar estratégias de intervenção humanitária em
defesa das vítimas do conflito.

Consciente da enorme necessidade que o povo ucraniano está a passar ainda no país, bem como nas fronteiras para onde têm sido forçados a deslocar-se, o Centro São Cirilo, fiel à sua missão e visão, está determinado a reunir esforços para criar condições de acolhimento em Portugal para cidadãos ucranianos. Esta intervenção será em sintonia com o governo português e a sociedade civil na preocupação de acolher estas vítimas da guerra.

O Centro São Cirilo já tem disponíveis os seguintes apoios para cidadãos ucranianos:


– alimentação (refeições/cabazes de alimentos)
– aulas de Português
– apoio jurídico/social/emprego
– integração escolar de crianças

Para podermos aumentar a nossa capacidade de resposta, precisamos de apoio em várias áreas, nomeadamente alojamento. Se crê que pode apoiar o Centro São Cirilo nesta resposta humanitária, por favor:

Preencha o formulário: https://forms.gle/MFDdd66X2fbZsRbx6

Estamos numa fase inicial de preparação de uma estratégia de intervenção que, infelizmente, cremos que será necessária. Será contactado na medida em que for necessário e conforme forem chegando os migrantes ucranianos.
Obrigado por, Juntos, ajudarmos a Recomeçar!

Gonçalo Castro Fonseca, sj | Presidente da Direcção  

04/03/2022

22/02/2022

AUTONOMIZAÇÃO DE UTENTE SAT

Entrecortados pelas lágrimas, os sorrisos afloram na face da Editha, como prenúncio da alegria que, com certeza, se fará sentir nesta nova fase: a sua autonomização.

Muito obrigada por tudo o que fizeram por mim”.

Editha | Filipinas | Utente SAT

 

 

AUTONOMIZAÇÃO DE UTENTE SAT

Sabendo que todas as partidas são difíceis e deixam saudades, não deixamos de estar alegres e confiantes por esta nova fase na vida da Fânia: a sua autonomização.

Estou triste por ir embora mas quero agradecer muito a ajuda de todos”.

Fânia | Angola | Utente SAT

 

17/02/2022

16/02/2022

VISITA DO GRUPO EXODUS

No passado dia dezasseis, fomos visitados pelo grupo Exodus (Parceria Estratégica Exodus KA2). Este grupo − maioritariamente composto por jovens estudantes, em ERASMUS −, encontra-se focado no intercâmbio de boas práticas, entre organizações europeias que trabalham na área da educação de adultos, especialmente a favor de migrantes, refugiados, requerentes de asilo e segundas gerações.

Eduardo Pinto, sj | Gabinete de Angariação de Fundos e Comunicação

14/02/2022

DIA DE SÃO CIRILO E SÃO METÓDIO

No dia 14 de fevereiro, celebramos o dia de São Cirilo!

Para assinalar o dia do nossos Santo, foi celebrada uma Missa de Ação de Graças pelo Centro, por tanto bem dado e recebido ao longo de 12 anos. A missa será celebrada pelo novo Presidente da Direção, P. Gonçalo Castro Fonseca sj mas também estiveram presentes alguns padres jesuítas da comunidade do Porto e o nosso anterior presidente, P. José Eduardo Lima sj.

Contámos com a presença de vários utentes, voluntários, amigos, corpos sociais e colaboradores.

Para quem não pôde fazer-se presente na celebração, foi ainda partilhado por email um pequeno artigo sobre a vida do São Cirilo “A obra religiosa e cultural de Cirilo e Metódio:

com a «arma» do alfabeto”, de Roberto Cutaia, publicado no jornal L’Osservatore Romano e gentilmente traduzido pelo nosso voluntário Tiago Ramalho.

Neste dia especial, agradecemos a todos os voluntários, amigos, corpos sociais e colaboradores que, há 12 anos, nos ajudam a dar Vida a tantas Vidas que passam, diariamente, pelo Centro São Cirilo.

 

Mariana de Mariz Rozeira | Directora

CAMPEONATO DE INVERNO DE PING-PONG

Uma competição onde, de forma desportiva e cheia de fair play − ainda que com gritos bélicos e viscerais à mistura , se debateram os nossos melhores atletas.

Eduardo Pinto, sj | Gabinete de Angariação de Fundos e Comunicação

11/02/2022

25/01/2022

DESENHO: VIDA E EXPRESSÃO

O desenho surge na vida de Ismaíl como uma forma de expressão, de libertação da própria subjectividade: de ser ele mesmo e não outro. Esta prática − que é também uma arte − ganha expressão na imitação de formas geométricas, assim como de paisagens, que, de forma paciente e rigorosa, este vai representando e, também, ao mesmo tempo, recriando: introduzindo novos elementos que, deste modo, selam a obra e conferem-lhe o carácter original do autor.

Ismaíl manifesta, ainda, um outro desejo: o  de fazer com que esta paixão não seja apenas um capítulo isolado da sua vida, mas que possa, também, abraçar toda a sua vida − mais concretamente, como tatuador ou designer.

Ismaíl refere que, contudo, a  razão que catapultou o seu interesse, pelo desenho, reside no apoio dado, por amigos e conhecidos, aquando da sua passagem por Melilla. Aqui fica patente que as nossas vidas estão estreitamente ligadas às dos outros e que, sem os outros, não nos salvamos: a vocação de cada homem insinua-se em cada gesto e em cada palavra de apreço dirigidos pelo próximo − seja por um professor, um amigo ou um familiar.

Eduardo Pinto, sj | Gabinete de Angariação de Fundos e Comunicação

 

GABINETE DE EMPREGO: DESCRIÇÃO E OBJECTIVOS

O Gabinete de Emprego (GE) é um Gabinete central no trabalho desenvolvido pelo Centro São Cirilo, uma vez que é pela via do emprego que a grande maioria dos projectos de vida dos utentes se concretiza. Neste gabinete acompanhamos os utentes na procura activa de emprego, fornecendo as ferramentas necessárias para os auxiliar neste processo. A metodologia do nosso trabalho é ajustada aos perfis de cada utente e desenvolvida à medida de cada necessidade. O processo de acompanhamento passa sempre por um balanço de competências pessoal e profissional inicial, com vista à identificação e exploração de dificuldades e potencialidades, que são posteriormente trabalhadas, no sentido de facilitar a (re)inserção profissional de cada utente. Algumas das principais ações do GE são:

  • Balanço de competências (pessoal e profissional);
  • Orientação sobre o mercado de trabalho actual;
  • Apoio personalizado na elaboração/reformulação do Curriculum Vitae, elaboração de cartas de apresentação e candidaturas espontâneas, resposta a anúncios de emprego;
  • Divulgação de ofertas formativas e de emprego;
  • Encaminhamento e preparação para a entrevistas de emprego;

Com vista ao desenvolvimento contínuo de competências e à adequação dos nossos utentes às necessidades e dinâmicas do mercado de trabalho, organizamos e dinamizamos várias formações ao longo do ano. Sempre que um dos nossos utentes é (re)integrado no mercado de trabalho, continuamos com o nosso trabalho de proximidade e capacitação, sempre com vista ao seu sucesso profissional.

 Carina Amorim |  Gabinete de Emprego

18/01/2022

12/01/2022

REPORTAGEM RDP ÁFRICA

Esta reportagem, produzida pela RDP África, toma o pulso do nosso centro: registando o modo como os nossos serviços e as rotinas diárias tomam forma neste espaço icónico e singular. Destacam-se, ainda os testemunhos de vários utentes, que por cá passaram, ou que  se encontram, no actual momento, a residir cá: as suas dificuldades, o caminho feito e as suas aspirações e desejos (para aceder a este conteúdo, basta clicar na imagem).

Eduardo Pinto, sj | Gabinete de Angariação de Fundos e Comunicação

JOGO DE FUTEBOL

Este 2022, entramos a chutar: uns com o pé direito, outros com o esquerdo, outros, ainda, de cabeça. Já a boa disposição e fair play foi comum a todos!

Eduardo Pinto, sj | Gabinete de Angariação de Fundos e Comunicação

07/01/2022

Atenção às Margens

No próximo trimestre acontece...

05.Abr – Assembleia Geral

27.Abr – Formação: Relações Humanas e Gestão de Conflitos

11.Mai – Formação: Matemática para a Vida

25.Mai – Formação: Inteligência Emocional

8.Jun – Formação: RSI

22.Jun – Formação: Espiritualidade e Religiões

1.Jul – Festa dos Santos

Subscreva a nossa Newsletter