Julho - Setembro

Editorial

Uma intuição que fez a diferença

A 13 de Abril de 2007 foi abençoada e lançada a primeira pedra do Centro Comunitário São Cirilo na presença de amigos e entidades oficiais. Foi seguramente um marco vivido com ânimo num processo de concretização de uma intuição de já alguns anos do P. António Vaz Pinto de criar um lugar no Porto que fizesse a diferença para pessoas migrantes mais vulneráveis. Consigo imaginar a “pompa e circunstância” e ao mesmo tempo a simplicidade quase desalinhada; consigo imaginar o caracter impreterível e imperiosos desse evento e das suas palavras. Era assim o P. António!!

Era?! É um tempo verbal que hoje, no dia da sua partida para a eternidade, custa usar. Bem sei que agora para ele o tempo – porque em Deus – é sempre o presente. Foi ele que me ensinou com uma certeza inabalável! 

O P. António era um homem de intuições; poder-se-ia até dizer “levianas” mas os frutos das suas intuições provam que eram inspiradas. Deus agia serenamente nos seus ímpetos de transformar o mundo e ele sabia-o por dentro. O seu “vai ser ótimo!” era desconcertante, mas tão acertado!

Promoveu transformações na vida de tantos que se cruzaram com ele, mas sobretudo na vida de muitos que nunca tiveram o privilégio de o conhecer mas que beneficiam de tanto bem, graças as suas intuições que também inspiram outros a abraçar a missão de fazer a diferença e levar o coração do evangelho ao mundo.

Aqui estamos hoje, no São Cirilo, mais de 15 anos depois da sua intuição ser marcada com simplicidade e “pompa e circunstância”, não a colher frutos mas a continuar a semear para que outros tenham vida. É assim o P. António!  

Gonçalo Castro Fonseca, sj | Presidente da Direcção

Breves do trimestre

29/09/2022

No vídeo deste trimestre, temos connosco o Higor, antigo utente interno, que, hoje, depois de um  caminho exigente mas recompensador, decide partilhar a importância do CCSC na sua vida.

Eduardo Pinto, sj | Gabinete de Angariação de Fundos

ENCONTRO DE VOLUNTÁRIOS DA “OPERAÇÃO ACOLHER UCRÂNIA”

No passado dia 27, realizou-se uma reunião da “Operação Acolher Ucrânia”, do Centro São Cirilo: projeto de acolhimento e integração de refugiados ucranianos.

Estiveram presentes membros da task-force que deram início ao projeto, bem como voluntários, amigos e parceiros.

O Presidente da Direção, P. Gonçalo Castro Fonseca sj, começou por fazer memória do que nos trouxe até aqui: o início da guerra, a primeira família acolhida, a abertura da Casa Paz, a abertura da Casa Mar.

Em seguida, foram apresentados os principais números da “Operação Acolher Ucrânia” até ao momento: já foram acolhidas e apoiadas 59 famílias ucranianas, 110 adultos e 78 crianças.

Houve ainda tempo para pensar em conjunto qual o caminho a seguir, que estratégias e metodologia utilizar para promover a autonomização dos refugiados ucranianos.

Sem esquecer a sustentabilidade do projeto, o Presidente da Direção agradeceu a todos os voluntários que tornam possível a “Operação Acolher Ucrânia”. A necessidade de recursos humanos e financeiros é uma realidade para que a “Operação Acolher Ucrânia” possa continuar.

Foi um tempo muito bom para rever e consolidar procedimentos, assim como para preparar o futuro deste projecto.

Mariana de Mariz Rozeira | Diretora Técnica

27/09/2022

19/09/2022

AUTONOMIZAÇÃO DO BRUNO

Devido a alguns contratempos externos, mas no tempo certo, agora sim, o Bruno vai para a sua nova casa, para o seu novo caminho, e para os seus novos sonhos. Obrigado Bruno por ser um grande exemplo de resiliência para todos nós! Até breve!

 

Francisca Góis | Gabinete de Animação

AUTONOMIZAÇÃO DO HIGOR

De um talento incrível, o Higor, seguiu para uma nova etapa do seu percurso…mais perto dos seus sonhos e com entrada na faculdade. Continue a brilhar com os seus passos cheios de cor, tatuagens e pinturas. Até breve, as portas estão sempre abertas!

Francisca Góis | Gabinete de Animação

12/09/2022

23/08/2022

AUTONOMIZAÇÃO DO DAOUDA

 Hoje é um dia muito especial…O “nosso” Daouda do sorriso do tamanho do mundo, graças ao seu percurso, vai começar uma nova etapa numa nova casa.

Parabéns e até breve!

Francisca Góis | Gabinete de Animação

CAMPANHA SACO CHEIO

Com o banco de roupa fechado no mês de agosto, a ideia do Saco Cheio foi criar uma dinâmica de uma experiência de ida a uma loja, onde cada um tem um atendimento personalizado e onde existe uma escolha de produtos pela parte dos clientes.

De forma a esta iniciativa se tornar significativa, houve lugar a uma montagem no espaço dentro do centro ( sala Ásia).

Só poderiam entrar 3 pessoas de cada vez no espaço.

Nestes dias, a ideia foi permitir uma experiência semelhante a uma loja de roupa, colocar os produtos de forma organizada e esteticamente apetecível e conciliar com algum tipo de animação, como música no espaço.

Durante o período de uma semana passaram cerca de 44 pessoas pelo centro. No total, doamos cerca de 440 peças de roupa.

Francisca Góis | Gabinete de Animação

 

18/08/2022

17/08/2022

FADO NA CASA DA MÚSICA

«Foi muito bom! As letras das músicas tocaram-me! Foi uma experiência nova»!

 

Gustavo | Brasil | Utente SAT

AUTONOMIZAÇÃO DO HOCINE

«…da primeira vez que cheguei, não tinha nada e agora saio daqui com casa, trabalho e com tudo! mas…a porta do Centro está aberta para mim»?

 

Hocine | Argélia | Utente SAT

08/08/2022

02/08/2022

AULAS DE PORTUGUÊS

É com muita alegria que tenho vindo ao centro para ensinar português a este grupo de alunos do norte de África. É, igualmente, um desafio, pois nunca ensinei a minha língua materna a principiantes com um alfabeto totalmente diferente do português. Os alunos são muito simpáticos e, ao longo destes dois meses, têm aprendido a apresentar-se, a saudar e a despedir-se; a pedir informações sobre lugares, etc. Desafiando-me, ao mesmo tempo, a reflectir sobre o uso da minha própria língua e, inclusive, a corrigir-me alguns erros: resumindo, uma experiência muito enriquecedora para alunos e professora!

Nazaré Castro Santos | Voluntária  

VISITA À CASA DA MÚSICA

Uma obra impressionante, em termos de engenharia e arquitectura!

Brahim Lafdali | Marrocos | Utente SAT

27/07/2022

26/07/2022

PINTURA DE VITRAL

Da parceria com a ESE do curso de Artes Visuais e Tecnologia Artísticas, o oceano surgiu no centro cheio de ondas que se erguem no mar. Obrigado ao Gustavo e Ana Luísa e aos nossos utentes que mais uma vez surpreenderam a criatividade. Obrigado à Professora Susana Lopes, Professora Adjunta da UTC de Artes Visuais da Escola Superior de Educação do P. Porto.

«Foi uma óptima oportunidade para darmos um toque artístico ao centro: o centro, deste modo, adquiriu uma imagem mais personalizada, ao jeito da nossa imaginação e criatividade. Os vidros, pesados e inexpressivos, viraram vitrais que projectam mundos de fantasia e que podem, assim, inspirar o nosso quotidiano. Um exemplo disso é a baleia voadora que vence a barreira do possível e esvoaça pelo centro fora».

Douglas| Brasil | Utente SAT

 

VISITA AO MUSEU NACIONAL SOARES DOS REIS

O Diretor do Museu Nacional Soares dos Reis, António Ponte, assim como o Reitor da Universidade do Porto, António Sousa Pereira, tiverem a amabilidade de convidar o CCSC, para a inauguração da exposição temporária DEPOSITORIUM 3 – Encontros às Cegas. A exposição teve a curadoria de estudantes da Universidade do Porto.

Francisca Góis| Gabinete de Animação

21/07/2022

09/07/2022

DISTINÇÃO MUNICIPAL: MEDALHA DE MÉRITO ATRIBUÍDA AO CCSC

O Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, distinguiu o Centro Comunitário São Cirilo com a Medalha Municipal de Mérito – grau ouro, entregue em cerimónia pública realizada no sábado, 9 de julho, na Casa do Roseiral (Palácio de Cristal – Porto).

Esta medalha é de todos os colaboradores, voluntários, corpos sociais e amigos do Centro São Cirilo que, ao longo de mais de 12 anos, nos ajudam a dar (mais) Vida a esta casa do Mundo, que acolhe e capacita, pessoas e famílias, sobretudo migrantes e nacionais, em situação de fragilidade social. A todos, muito obrigado!

Agradecemos à Câmara Municipal do Porto este reconhecimento que nos motiva, cada dia, a seguir a nossa missão de continuar a servir aqueles que mais precisam. Muito obrigado!

Mariana de Mariz Rozeira | Diretora Técnica

FESTA DOS SANTOS

No passado dia 1 de Julho, a comunidade alargada do CCSC − amigos, corpos sociais, equipa técnica, utentes e voluntários – reuniu-se nas instalações do centro, para assinalar a Festa dos Santos, voltando, assim, a celebrar uma efeméride que já não se realizava desde os tempos pré-pandémicos.

O ambiente foi de festa! Destaca-se, em particular, um momento musical: um coro, composto pelos nossos alunos ucranianos que, juntos, cantaram a música patriótica Slava Ukraini. Foram, ainda, entregues os diplomas de participação nas aulas de português. Foi, também, celebrada missa, onde foi recordada a memória do Pe. António Vaz Pinto. Por fim, houve uma sardinhada no pátio central, com um bailarico à mistura.

Eduardo Pinto, sj | Gabinete de Angariação de Fundos

01/07/2022

Atenção às Margens

No próximo trimestre acontece...

28.Set | Formação: Saúde – Rastreio e diagnóstico

20.Out | CCSC Portas Abertas

26.Out | Formação: Relações Humanas e Gestão de Conflitos

16.Nov | Formação: Matemática para a Vida

30.Nov | Formação: Dicas para Manter o Emprego

14.Dez | Formação: Interculturalidade “estamos todos no mesmo barco”

15.Dez | Festa de Natal

Subscreva a nossa Newsletter