Breves do trimestre

Festa dos Santos 2023

10/04/2023

AUTONOMIZAÇÃO DE UTENTE

O Pedro e Flávia são dois irmãos da Argentina que fizeram um percurso no Centro São Cirilo, entraram juntos e saíram juntos. Conseguiram-se autonomizar graças à sua dedicação e espírito de trabalho.

“Quero agradecer! Obrigada!

Para mim, nos momentos mais difíceis, fui sempre orientada e encaminhada e todos os momentos que passei aqui foram muito importantes.

A todos, muito obrigada!”

Flávia | Argentina | utente SAT

 

OFICINA DE MÚSICA

A oficina foi dinamizada por um dos utentes do Serviço de Apoio em Cabaz alimentar (SAC).  Foi uma atividade aberta a todos que quisessem participar e viajar através do som de diferentes lugares. Como o Gustavo disse:

“A minha participação numa pequena dinâmica sonora aberta a toda a comunidade do Cirilo é uma oportunidade que me foi dada para responder ao amor, atenção e cuidado que a comunidade tem tido no meu processo de incorporação na sociedade portuguesa.

Foi uma atividade que gostei de fazer, pois o verbo “dar” vem sempre acompanhado de surpresas que estão representadas em estímulos humanos e de valor.

Por vezes, ainda encontro na rua com um casal da Índia que participou dessa experiência e que me dá sua saudação fraterna e a luz de seu sorriso.

Obrigado por me acolherem na comunidade e me fazerem sentir que também posso exercer os valores que identificam o trabalho que o Centro São Cirilo desenvolve connosco, os imigrantes”.

Gustavo| Chile | utente SAC

 

10/04/2023

12/04/2023

FORMAÇÃO “DIREITOS E DEVERES”

“Para viver em Portugal, e viver bem, importa dar a conhecer não só os deveres que temos, mas também os direitos que podemos vir a beneficiar. Só assim será uma verdadeira e positiva integração.

Nesta formação procuramos abordar temas fundamentais que estão na base de uma vida nova em Portugal, temas que abrangem várias vertentes da vida quotidiana: desde os vínculos laborais, às obrigações fiscais e as relativas à segurança social, mas também os direitos, como o acesso à saúde, a apoios sociais, entre outros.

Uma visão global sobre uma verdadeira integração em Portugal.

Leonor Guedes de Oliveira | Gabinete de Apoio Jurídico

 

PASSEIO: PARQUE DA CIDADE

“Fomos de carinha ao Parque da Cidade para caminhar. É um grande parque com estruturas que parecem velhos edifícios. Depois de andar conseguimos tomar café. É um lugar cheio de sol, tranquilo e calmo”.

Anton | Ucrânia | utente SAT

 

18/04/2023

26/04/2023

AUTONOMIZAÇÃO DE UTENTE

Neste dia, o Brahim conseguiu a concretização do seu Projeto de Vida e autonomizou-se, seguiu novos caminhos…na despedida disse palavras tão doces que toda a equipa ficou surpreendida com a sua sensibilidade e delicadeza.

“Quero agradecer! Todos os dias aqui tive a minha família! É muito difícil começar do zero, no meu caso que já passei por muitos países diferentes, cheguei aqui e encontrei o mais difícil. Encontrei uma família e quero agradecer a todos por isso! Todos os dias aqui senti que estive em família”.

Brahim | Marrocos | utente SAT

 

AUTONOMIZAÇÃO DE UTENTE

Natural do Brasil, o Bruno passou por vários países até chegar a Portugal. Amante de animais, da natureza e do vegetarianismo, sempre se demonstrou como uma pessoa de fortes convicções e, por isso mesmo, sempre lutou e investiu na concretização dos seus objetivos. Teve direito a uma mensagem de um amigo que fez na sua passagem pelo Centro:

Parabéns, Bruno, pela concretização dos seus objetivos… O sucesso do futuro está na luta do presente… Neste presente você está lutando para o grande futuro que está por vir. Muitos parabéns… No São Cirilo chegamos com algumas conquistas e saímos com muitas vitorias. Uma das grandes vitoriasée a grande família que ganhamos no Centro. Abraço família”. 

Carlos Moreno | Venezuela | utente SAR

 

30/04/2023

04/05/2023

ATIVIDADE: LITERATURA PORTUGUESA

Decidimos, neste dia, explorar uma das coisas que Portugal tem de muito bom, a poesia e os seus autores. Para Celebrar o dia da literatura portuguesa, distribuímos poemas e os utentes escolheram e associaram a sua história ao que estavam a ler.

“A poesia inspira, emociona e motiva ao ser, traz um mix de sensações. Mostra também que a vida vale a pena ser vivida quando o foco não é só para o trabalho, acumular de sonhos, ficar longe de quem se ama para desempenhar papéis que não fazem sentido.

A poesia é brincar com as emoções e rir…é a arte de escrever e sentir todos os tipos de emoções. Nesta vida, às vezes complicada, um poema pode aliviar a pena.”

Karolyne | Brasil | SAT

 

JOGO DE BASQUETE FCP

O FCP teve a amabilidade de convidar os utentes do Centro São Cirilo para assistirem a um Jogo de Basquete. Os lugares eram em primeira fila e não podíamos ter sido mais bem recebidos. No dia seguinte, fomos ainda convidados para uma cerimónia em que os jogadores da equipa ofereceram três t-shirts para o Centro leiloar. Por isso, em breve vai haver novidades!

“Quando fui para ver o basquete com aminha família de São Cirilo, nós encontramo-nos com os jogadores do Clube do Porto. Para mim, isto foi muito bom porque eu nunca tinha visto um jogo de basquete no Afeganistão.

Muito, muito obrigado às colegas de São Cirilo por isto, uma oportunidade muito bonita”.

Zabihullah| Afeganistão | utente SAR

 

06/05/2023

10/05/2023

VISITA DO CORO AMERICANO PENN STATE UNIVERSITY GLEE CLUB

Este dia foi marcado por uma manhã diferente. Neste dia, tivemos a especial a visita do coro Americano Penn State University Glee Club. Este grupo foi recebido por um utente do Serviço de Apoio em Cabaz alimentar (SAC) que toca acordeão de uma forma intimista, sensível e cria viagens a cenários imaginários. Momentos de música que chegam de todos os lugares. Ouvimos o acordeão, o piano e as belas vozes.

Francisca Góis | Gabinete de Animação e Voluntariado

 

FORMAÇÃO: "GESTÃO DO TEMPO"

Quando decidimos mudar de vida, deixar o país onde vivemos, toda a vida começa do zero: as mudanças são imensas, e as dificuldades enormes. Deixar o trabalho, encontrar um trabalho, procurar uma casa, tratar de documentos, organizar-se numa cidade nova, descobrir pessoas e a cultura de um novo país…

Gerir o Tempo torna-se essencial para que seja aproveitado no presente, de formas que talvez no futuro não seriam possíveis.

A formação de Gestão de Tempo foi um espaço seguro, onde individualmente e em grupo partilhamos e aprendemos novas formas que nos ajudam a reorganizar a vida. Um espaço de reflexão e de preparação nos primeiros momentos de reestruturação para agarrar a oportunidade de uma vida nova.

Maria Cabral Campello | Gabinete de Apoio Social

 

10/05/2023

15/05/2023

PASSEIO: Miguel Bombarda

Passámos uma tarde com os utentes do Serviço de Alojamento Temporário (SAT) na emblemática Rua de Miguel Bombarda, na cidade do Porto. Aproveitámos o sol e visitámos várias galerias de arte, cada uma com características que a distingue de todas as outras. Parámos numa casa de chá, percorremos os seus bonitos jardins e aproveitamos a sombra para descansar. No final do dia, sobressaíram os sorrisos e o fascínio de cada um pela arte e pela criatividade. Todos concordámos que a arte é uma forma de autoconhecimento e aceitação.

Trata-se, sem dúvida, de um programa a repetir!

 Rita Santos | Gabinete de Apoio em Psicologia

 

AUTONOMIZAÇÃO DE UTENTE

“O mês de Fevereiro de 2023, foi o mês dos novos desafios. A Dra. Rita e a Dra. Carina incentivaram-me a ter a experiência de uma estadia no El Corte Inglês…Pensei que não podia ser um dos selecionados, tinha a certeza porque não falava português fluente… 

Passaria à terceira fase. A Dra. Carina aconselhou a seguir e estar seguro. A insegurança transformou-se em determinação. 

Obrigado ao Centro São Cirilo por me acompanhar durante todo esse tempo, a todos vocês minha Família. 

Obrigado à Sra. Teresa pelo primeiro dia me ajudar com um casaco, pelos bons e saborosos almoços, por sempre perguntar como eu estava, obrigado ao Sr. Mário por se comportar como um Pai e ser um amigo, obrigado ao Sr. Aníbal pelas suas piadas que me fizeram rir, obrigado à Francisca pelo design dos cartões de visita, obrigado à Mafalda por ter sempre uma conversa de motivação para falar com aquela efusividade, obrigado ao João pela atenção, obrigado pela ajuda com os produtos de higiene, obrigado pela ajuda através do banco de roupa, obrigado à Dra. Leonor por me ajudar com a Manifestação de Interesse, obrigado à Dra. Márcia por esse acolhimento no primeiro dia em que entro no São Cirilo, obrigado ao Padre Eduardo pelo conselho…

Obrigado a todos espero um dia estar na oportunidade de ser colaborador de São Cirilo e assim ajudar, contribuir com outros Imigrantes que chegam com a esperança com que estou. Obrigado a todos, vocês são um grande tesouro”. 

Carlos Moreno | Venezuela | utente SAR

 

17/05/2023

17/05/2023

AUTONOMIZAÇÃO DE UTENTE

O Mourad autonomizou-se do apoio em refeições e deixou uma marca muito especial no Centro São Cirilo. Foi uma pessoa bastante participativa nas atividades e em todas as dinâmicas da casa, passou bastante tempo connosco e sempre com um sorriso na cara. Vão ficar as saudades da sua enorme simpatia, que se traduzia num sorriso aberto e acolhedor.

Esta despedida foi abraçada pelo Sr. Anibal que colaborou com o Centro São Cirilo, como auxiliar de ação direta, e que, entretanto, abriu também, tal como o Mourad, uma nova porta.  

Francisca Góis | Gabinete de Animação e Voluntariado

 

PASSEIO: JARDIM BOTÂNICO

 “O Jardim Botânico da cidade do Porto, é um lugar pelo qual passeamos na companhia da Dra. Rita e Francisca. Conhecemos várias espécies de árvores e flores, também tal como nós, de várias regiões do mundo. Este jardim é atrativo para visitar pela sua diversidade e também pela paz e tranquilidade que se experimentam ali”.

Maritza | México | utente SAR

 

23/05/2023

24/05/2023

FORMAÇÃO: "INTELIGÊNCIA EMOCIONAL"

“Assisti a uma sessão de educação emocional no Centro Comunitário São Cirilo. Aqui falamos da forma como perceber e resolver situações do dia-a-dia. Começamos pelo autoconhecimento e reconhecemos o que está associado ao que está à volta e a causa de cada situação.

Aprendi que a forma de responder a cada situação é importante, pois a forma de ver e responder podem fazer uma grande diferença em cada pessoa. A inteligência emocional é um tema de prioridade para um melhor desenvolvimento pessoal e social. Obrigada à Dra. Rita e Francisca por tornarem esta aula tão clara e objetiva.

Maritza | México | utente SAR

 

VISITA E INTERVEÇÃO JUST A CHANGE

O Just a Change é uma associação que se dedica a reabilitar casas de pessoas em situação de pobreza habitacional e aproveita também team buildings de empresas, para fazer ações de reabilitação em instituições.  Uma habitação digna é muitas vezes o ponto de partida para uma nova vida, por isso o Just a Change trabalha para devolver a dignidade habitacional aos mais necessitados.

Desde outubro do ano passado, que a parceria entre o Just a Change e o Centro São Cirilo tem sido constante, com a reabilitação de vários espaços do Centro, tais como toda a zona da entrada, o salão e o refeitório.

Boa disposição e vontade de ajudar são o mote desta grande equipa que é o Just a Change.

João Côrte-Real | Administrativo

 

24/05/2023

30/05/2023

Festa da Páscoa

Aventuramo-nos na arte da estampagem! Em sacos de pano cru, após muita tentativa-erro, imprimimos imagens representativas das atividades de decorreram no Centro ao longo dos últimos anos. Em âmbito de angariação de fundos, estampamos e bordamos estes sacos com os utentes para os vender na Festa dos Santos.

O resultado, para além de uma de muitas tardes bem passadas, é um acessório prático, estiloso e solidário. Passe pelo Centro e adquira o seu!

Matilde Vidal | Voluntária

 

FORMAÇÃO: "TÉCNICO PROFISSIONAL - OFICINA DE EMPREGABILIDADE"

A formação foi dinamizada pela nossa convidada Dr.ª Sofia Canedo, do IDIS – Instituto de Desenvolvimento e Inclusão Social, responsável pela promoção do projeto Jovens à Obra – uma iniciativa que visa promover a autonomia e a integração social de jovens desfavorecidos e/ou em situação de risco.

“Ainda que a procura ativa de emprego possa ser, para muitos, uma experiência stressante, é fundamental compreendermos quais as melhores estratégias para que nos possamos sentir confiantes caso nos deparemos com essa situação. No dia 31 de maio de 2023, foi desenvolvido pelo “Jovens À Obra” uma oficina de empregabilidade que tem como principal objetivo a promoção de competências de autonomia e pré-profissionais para pessoas que estejam em situação de procura de emprego. No decurso desta oficina foram abordados vários temas, entre os quais o Marketing Pessoal e a melhor forma de nos atribuirmos um maior valor, a importância da comunicação e as suas barreiras, as dificuldades que cada um de nós sente quando procura inserir-se no mercado de trabalho, o currículo ideal e de que forma o podemos desenvolver, bem como os fundamentos essenciais para uma entrevista de emprego. Os presentes mostraram interesse e vontade em aprender de uma forma lúdica e através da partilha entre todos/as. A equipa dos “Jovens À Obra” agradece a todos/as e ao Centro Comunitário S. Cirilo”.

Dra. Sofia Canedo |IDIS

 

31/05/2023

09/06/2023

AUTONOMIZAÇÃO DE UTENTE

O Aki conseguiu a sua autonomização e conclusão do seu Projeto de Vida.
Com bastante esforço em aprender português, com simpatia e com o seu sorriso sempre na cara, o Aki deixa no Centro São Cirilo um lugar muito especial. O seu percurso foi marcado pela sua personalidade, para além de ser muito brincalhão, vale a pena referir que é um amante de atividade física!

Francisca Góis | Gabinete de Animação e Voluntariado

 

ATIVIDADE: DIA DO CHÁ

 Esta atividade realizou-se no Centro São Cirilo e partilhamos receitas de chás. O nosso utente do Serviço de Alojamento Temporário (SAT) partilhou o ritual do Chá de Menta.

“É uma bebida quente, originária de Marrocos, feita a partir das folhas de chá verde, folhas de pólvora e  hortelã. O consumo deste chá espalhou-se pelo mundo devido à colonização e aos fluxos populacionais. Esta bebida é creditada com um grande número de virtudes, em particular ser de efeito revigorante e digestivo”.

Hassan | Marrocos| utente SAT

 

13/06/2023

23/06/2023

PASSEIO: PALÁCIO DE CRISTAL

Gostei muito de visitar o palácio Cristal, apreciar os animais que lá vivem, a natureza e as belas paisagens que encantam e deixam uma vontade de querer ver mais. Aqui havia uma exposição de arte que também me chamou a atenção, pois tratava-se de uma critica à censura e à liberdade. Com certeza é um lugar onde vou voltar.

 Suzanny | Brasil| utente SAT

 

FESTA DOS SANTOS

Junho é o mês dos Santos populares, por isso, há já vários anos, o Centro São Cirilo organiza a já tradicional Festa dos Santos, que tem como objetivo encerrar as atividades do ano letivo mas, acima de tudo, é a Festa principal do Centro, onde reunimos utentes, colaboradores, voluntários, amigos, benfeitores e parceiros – todos aqueles que tornam a missão do Centro possível – para que, todos juntos, com os Santos, possamos festejar a vida do Centro! E este ano não foi excepção!

Abrimos o programa com um momento cultural, dinamizado no âmbito das aulas de expressão corporal, pela prof. Márcia Coutinho e a utente Maritza, que nos cantaram uma música típica do méxico, vestidas a rigor. Foi um momento muito bonito, de sons e movimento, de forma a celebrar a vida e a esperança, simbolizadas por flores de papel, em interação com o público.

Seguiu-se o momento de entrega de diplomas aos alunos que frequentaram as diversas atividades regulares do Centro, durante este ano letivo: aulas de português, conversação, alfabetização, inglês, expressão corporal, tai-chi e reforço muscular.

Celebrámos juntos a missa, com o P. Alberto, o P. Gonçalo e o P. Pedro, em ação de graças por tanta(s) Vida(s) que passou pelo Centro São Cirilo este ano.

Como qualquer festa popular, não podia faltar o tradicional churrasco, com direito a sardinhas e febras assadas no jardim, caldo verde, música, balões de São João e muita alegria, pela noite dentro!

Foi um dia de festa, preparada pela equipa do Centro São Cirilo para os utentes e todos aqueles que nos permitem continuar a nossa missão de Ajudar e Recomeçar!

Mariana de Mariz Rozeira | Diretora

 

30/06/2023

Atenção às Margens

No próximo trimestre acontece...

5 Julho | Formação: Sensibilização IST

26 Julho | Visita grupo MAGIS ( Jornadas Mundiais da Juventude)

11 – 29 Setembro | Inscrição Atividades 2023/24 ( Por Marcação)

Subscreva a nossa Newsletter