Breves do trimestre

Em 2023-24 foi assim…Só foi possível com a colaboração de todos e em especial com os voluntários que ajudam todos os dias a construir um mundo melhor. 

#juntospararecomeçar

05/07/2023

AUTONOMIZAÇÃO DE UTENTE

A Tânia terminou o seu percurso no Centro São Cirilo. Com um sorriso sempre muito meigo, conseguiu concluir o seu projeto de vida e seguir o seu caminho em busca de novos sonhos, pois ser sonhadora é uma das suas principais características.

Numa atividade que realizámos, lançámos o desafio de falar sobre “Ser Mulher no Mundo” e uma das suas frases foi: “Mulheres são como guerreiras!”

Tânia| STP |Utente SAT

 

AUTONOMIZAÇÃO DE UTENTE

A Eman e Anouar concluíram o seu projeto de vida. Este casal marcou a diferença pela força da sua união e a esperança num futuro melhor. Entraram juntos e saíram juntos, ainda mais fortes.

Pelo Centro, marcaram muito com as suas personalidades, o Anouar, sempre pronto a ajudar e a Eman sempre pronta a colaborar na captação de imagens e vídeo.

 Quando vim para Portugal foi um choque. As pessoas aqui são muito boas. A maioria das pessoas não são assim. Aqui, em Portugal, quando peço qualquer coisa, as pessoas falam sim, ok, vem aqui, vai ali. Aqui ajudam… quando cheguei, nem podia acreditar. Aqui dá vontade de abraçar cada pessoa. Eu sinto-me assim.”

Eman| EGIPTO |Utente SAT

06/07/2023

10/07/2023

PASSEIO: FOZ DO DOURO

O local escolhido para este passeio foi a bonita Foz do Douro. Foi feita uma caminhada ao lado do mar e deu para sentir o cheio da maresia e a força do oceano. Os utentes ainda deram uma corrida ao mar para molharem os pés.

 

“Passear na Foz foi muito divertido. Pude conhecer melhor meus colegas que também são utentes, apreciar a linda vista e tirar belas fotos, e no final ainda tomamos um gelado para refrescar! Um dia relaxante e com uma boa dose de ‘quero mais’!”

Suzzy| BRASIL |Utente SAT

FORMAÇÃO “SENSIBILIZAÇÃO IST E RASTREIOS”

Uma das ações de sensibilização disponibilizada no final do ano letivo 2022/2023, foi realizada em parceria com o Projecto RAP 2022, dinamizado pela APDES e financiado pela DGS. Pretendeu contribuir para a prevenção, aconselhamento e rastreio, para cuidados de saúde das infeções sexualmente transmissíveis, bem como para a promoção de literacia da saúde e adesão ao tratamento.

Dinamizou-se uma sessão de esclarecimento de dúvidas em relação a este tipo de doenças, possíveis formas de prevenção, bem como rastreios gratuitos para os utentes internos e, se necessário, encaminhamento e acompanhamento para consultas de infeciologia.

Foi uma sessão muito importante, tendo em conta a diversidade de culturas no Centro São Cirilo, que impacta neste tema e na falta de literacia em relação à educação sexual.

Maria Campello | Gabinete de Apoio Social

12/07/2023

13/07/2023

ATIVIDADE: DIA INTERNACIONAL DO CHOCOLATE

Celebramos o Dia Internacional do Chocolate e nada melhor do que uma cozinheira tão experiente e querida para nos mostrar as melhores receitas.

“Com o utente Hassen, pude ensinar a fazer um bolo de cenoura com cobertura de chocolate. Todos os dias cozinho aqui no Centro para todos os utentes e equipa. Com estes momentos, em que a cozinha se desarruma fora de horas, é uma alegria ter oportunidade de ensinar novas coisas e partilhar novas experiências sobre o que pode ser o trabalho numa cozinha.”

Teresa Costa | Responsável Cozinha

 

TEMPO FORTE

Todos os anos, no final do ano letivo, a equipa técnica do Centro São Cirilo reúne-se para realizar o Tempo Forte: um dia para avaliar o ano que passou – à boa maneira inaciana – e projetar o ano seguinte, com inovação e criatividade.

Neste dia, tentamos sempre sair do Centro São Cirilo e reunir num espaço diferente, para ganhar distância e novos horizontes. Este ano não foi exceção e, para isso, contámos com a enorme generosidade da Marechal 1551, um espaço de cowork numa localização única na cidade do Porto, que nos proporcionou todas as condições para um dia muito produtivo.

Apesar do trabalho sistemático e intenso, o Tempo Forte é sempre um tempo animado, com muita partilha, escuta, empatia e união, que nos faz querer fazer sempre mais e melhor…para ajudar a Recomeçar!

Mariana de Mariz Rozeira | Diretora Técnica

 

14/07/2023

26/07/2023

VISITA MAGIS

No âmbito das JMJ, a Companhia de Jesus organizou o programa MAGIS, que decorreu durante a semana de pré-Jornadas Mundiais da Juventude, com o objetivo de proporcionar um conjunto de experiências variadas por todo o país e em áreas como ecologia, direitos humanos, espiritualidade, voluntariado…

Um grupo de CVX do Porto organizou uma experiência MAGIS para 20 jovens, dos Estados Unidos da América, Ilhas Maurícias, Polónia e Reino Unido, e desafiou o Centro Comunitário São Cirilo a preparar uma manhã de atividades, com o intuito de realizar uma ação de voluntariado associada à população migrante e refugiada.

Depois de uma visita guiada e de um tempo de conversa e partilha com o testemunho de um utente do Serviço de Alojamento Temporário, ajudaram-nos, com muita alegria, a arrumar a arrecadação, a restaurar uns carrinhos de compras e a reciclar algum lixo!

Agradecemos por se terem aventurado, com tanta gratuidade e entrega, a realizar o MAGIS e por terem dedicado um dia aos migrantes e refugiados, no Centro São Cirilo!

 

Maria Campello | Gabinete de Apoio Social

ANIVERSÁRIO UTENTE

O Djaló, um dos utentes mais antigos do Centro São Cirilo, celebrou o seu 70º aniversário e continua fanático pelo seu Benfica.

Todos os dias recebemos o Djaló no Centro, no Serviço de Apoio em Refeições, e esta é sem dúvida a sua segunda, ou até mesmo primeira, casa. A sua filosofia de vida mística e supersticiosa não deixa ninguém indiferente.

As palavras que partilhou com a equipa foram muito sentidas e emotivas: “Bondade para todos e tudo, tudo, tudo para todos, saúde para todos…”.

Esperamos continuar a contar com a sua alegria durante muitos anos…mesmo quando o Benfica perde!

 

Djaló | Guiné-Bissau | utente SAR

 

04/08/2023

07/08/2023

AUTONOMIZAÇÃO DE UTENTE

O Mourouane foi um dos utentes que mais surpreendeu toda a equipa. É a prova que uma boa escolha de caminho e uma mudança comportamental pode-nos fazer encontrar novos e bons lugares no Mundo, e que com esforço e dedicação chegamos sem dúvida mais perto dos sonhos.

“O Marouane é um aluno aplicado – depois de 10 horas de trabalho ainda aparece para a aula de conversação, às vezes nem que seja só por 20 min. Os progressos dele ao nível da conversação são muito notórios ao longo destes meses (embora ainda se esqueça de conjugar os verbos, de vez em quando), e até já dá conselhos aos colegas sobre como melhorar o nível de português: falar com as pessoas na rua; não ter medo de dizer que não se percebeu; usar muito o dicionário no telemóvel para tentar usar sempre a palavra em português.”

Paulo Aguiar | Portugal | Professor Conversação

PASSEIO: INSTITUTO PORTUGUÊS DA FOTOGRAFIA

Neste dia fomos visitar o Instituto Português da Fotografia para dar a conhecer aos utentes mais um espaço cheio de história da Cidade do Porto. Para além da exposição ser de interesse para todos, o edifício deixou uma marca em cada um deles:

“A minha viagem àquela antiga prisão, foi das minhas primeiras viagens de turismo em Portugal.  Fiquei maravilhado ao ver tantas câmaras bem diferentes, além das histórias das fotografias contadas na parede, que algumas eram sobre a Índia. Mas o que mais gostei foi ver a vista maravilhosa de todo o Porto numa das janelas do espaço.”

 

David | Venezuela | utente SAR

 

11/08/2023

14/08/2023

AUTONOMIZAÇÃO DE UTENTE

Chegou sozinho a Portugal, mas acalenta o sonho de conseguir trazer a família para junto de si. Dono de uma simpatia e sensibilidade características, o Abdelkbir vai deixar saudades aqui no Centro, onde sempre se sentiu em casa. Voe bem alto, sempre com a certeza de que estaremos cá para o que precisar.

Carina Amorim | Gabinete de Emprego

AUTONOMIZAÇÃO DE UTENTE

Após seis meses da entrada de admissão, o utente Abdelkader deixa o Centro para dar continuidade ao seu caminho em Portugal…durante o seu percurso no Centro dedicou-se à aprendizagem da língua portuguesa, à procura ativa de emprego e à integração na comunidade. Agradecemos ao Abdelkader a presença constante nas atividades, o sentido de humor e o sorriso rasgado!

 

Rita Santos | Gabinete de Psicologia

17/08/2023

24/08/2023

ATIVIDADE: OFICINA DE ENTRANÇADOS

De julho a setembro, as atividades regulares são interrompidas para que os nossos professores voluntários possam descansar. No entanto, como os nossos utentes não vão de férias, o Centro São Cirilo procura realizar algumas atividades de Verão.

Assim, convidámos várias instituições, com diferentes respostas sociais, para nos virem visitar. Cada visita teve uma atividade dinamizada por um utente. Para além da oportunidade de dar a conhecer outras culturas, é uma forma de valorização e capacitação de cada utente.

“Eu chamo-me Mame Sophie Ndiaye e sou senegalesa. Eu moro no Centro Comunitário São Cirilo há três meses. O dia que mais me deu prazer foi quando fui eu que fiz uma atividade para crianças. Tive a oportunidade de fazer tererés nos cabelos das crianças e elas ficaram muito felizes.

Obrigada por esta grande oportunidade. Obrigada a todos vós”

Sophie | Senegal | utente SAT

ATIVIDADE: OFICINA DE DANÇA-TERAPIA

A Wanda, utente do Serviço de Apoio em Cabaz alimentar, fez parte das atividades de Verão. Com a sua energia, dinamizou uma aula aberta de dança terapia direcionada para mulheres. Foi uma tarde quente de Verão, cheia de música e ritmo.

“Foi uma experiência bastante emocionante para mim, pois gostei muito de mostrar alguns dos ritmos musicais mais ouvidos no meu país e dos meus costumes, como salsa, merengue, tambor, entre outros. Foi muito importante fazer a seleção das músicas para poder realizar uma variedade de temperos latinos!!! Dançar é algo que adoro e gosto ao máximo, sinto que as meninas gostaram tanto quanto eu.
Para mim foi um prazer contribuir com algo depois de tanto apoio que recebemos de vocês, uma experiência muito bacana. As meninas sentiram-se confortáveis, ​​assim como eu, e gostaram disso que é o mais importante.”

 

Wanda | Venezuela | utente SAC

31/08/2023

01/09/2023

AUTONOMIZAÇÃO DE UTENTE

O Gerardo Chocobar chegou ao Centro numa fase mais difícil da sua vida, mas rapidamente conseguiu dar a volta às contrariedades e com isso inspirar outros utentes que têm passado por cá. Com um emprego estável, o Choco parte agora à conquista da realização de novos projetos.

A equipa de São Cirilo deseja-lhe as maiores felicidades!

Carina Amorim | Gabinete de Emprego

AUTONOMIZAÇÃO DE UTENTE

A Suzzy nasceu no Brasil e bem nova ganhou asas para voar. A sua postura, muitas vezes aparentemente frágil, esconde, sem dúvida, uma mulher forte e leal aos seus valores. Esteve no Centro sempre com uma atitude muito decidida e focada em conseguir recomeçar. Amante de cinema e literatura, conseguiu concluir o seu projeto de vida com bastante sucesso e de forma exemplar.

“…acordar e ter a certeza…ter a certeza de que eu fiz a escolha certa, e que foi por mim que eu fiz isso.”

Suzzy | Brasil | utente SAT

05/09/2023

11/09/2023

INICIO DAS INCRIÇÕES NAS ATIVIDADES

As inscrições para o próximo ano letivo começaram a decorrer em setembro. Como tem existido muita adesão, decidimos alargar o tempo de inscrição para três semanas. Este ano, para além dos nossos constantes e dedicados professores voluntários, contamos também com um Curso PLA (Português Língua de Acolhimento) em parceria com o IEFP de Vila Nova de Gaia, um curso de alfabetização do Centro Qualifica + em parceria com a Rede Europeia de Apoio à Pobreza, e ainda com uma atividade de Leitura em parceria com a Editora Truz Truz para celebrar os 50 anos do 25 de Abril. Esta atividade passa por falar sobre o tema de liberdade e fazer histórias e ilustrações acerca do tema.

Em nome do Centro e de todos os utentes, queremos deixar um enorme OBRIGADO a todos os voluntários que fazem com que estas atividades sejam possíveis e acessíveis e que chegam, cada vez mais, a um maior número de pessoas.

 

 Francisca Góis | Gabinete de Animação e Voluntariado

Atenção às Margens

No próximo trimestre acontece...

04. out – Formação: Nutrição e Bem-Estar

12. out – Open SunSet

25. out – Formação: Matemática Para a Vida

08. nov – Formação: “Estamos Todos no Mesmo Barco”

13. dez – Formação: Dicas Para Manter o Emprego

19. dez – Festa de Natal

Subscreva a nossa Newsletter